EMPREENDEDORISMO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: ELABORAÇÃO DE METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Parole chiave:
Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo , Arranjo Produtivo Local , Jogos de EmpresasAbstract
Este artigo teve como objetivo a criação de uma metodologia de enfrentamento de crise com base no empreendedorismo e criação de arranjos produtivos locais, tal metodologia concerne em padronização para qualquer atividade produtiva. No cenário econômico mundial estamos vivendo um período de crise econômica com baixo crescimento dos países e o esgotamento dos mercados consumidores. Na pesquisa foram abordados temas como empregabilidade, empreendedorismo, Arranjo Produtivo Local e jogos de empresas, para consolidação de tal metodologia e principalmente buscou-se com ela, verificar se os jogos
de empresas são uma ferramenta importante na formação de características empreendedoras relevantes nos jovens universitários. Por tanto, este artigo busca a elaboração de uma metodologia voltada à formação de empreendedores com foco na criação de Arranjos Produtivos Locais e geração de emprego e renda, visando o enfrentamento de crises econômicas e financeiras regionais, com base em jogos de empresas simulados, como parte integrante de projetos de políticas publica.
Riferimenti bibliografici
MENDES, MARIA DE LOURDES, O Modelo GS-RH: Uma Integração de jogos de empresas para treinamento e desenvolvimento gerencial, Florianópolis, UFSC-SC, Dissertação de Mestrado, 1997.
ORLANDELI, R. Um Jogo de empresas envolvendo cadeia logística: Game F61- Um enfoque educacional. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
PESSÔA, MARCELO & FILHO, PAULO, São Paulo. SP, Jogos de Empresas: Uma metodologia para o ensino de engenharia ou administração, Universidade Paulista-SP-2001.
SANTOS, R. V. dos. “Jogos de empresas” aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 31, p. 78-95, jan./abr. 2003.
AMARAL, Miriam Maia & VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Surfando na sociedade da informação e do conhecimento: a questão das competências docentes. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v 34, n. 1, jan/abr 2007.
BORDONI, Tereza. Habilidades e Competências. A & E – Atividades e Experiências. Curitiba. Ed. Positivo, n 2, ano 9, maio de 2008.
CASTRO, Nivaldo José de; ROSENTAL Rubens; ARAÚJO Viviane. Educação a Distância e a construção de competências: desafios na cultura corporativa. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v 33, n. 3, set/dez 2007.
GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
LOPES, Paulo. Reflexões sobre as bases de formação do administrador profissional no ensino de graduação. Anais do XXVI ENANPAD. Salvador, 2002.
NOVICK, Victor. Competências socioambientais: pesquisa, ensino, práxis. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v 33, n. 3, set/dez 2007.
STEWART, Thomas A. Capital Intelectual a nova vantagem competitiva da empresa. Rio de Janeiro. Elsevier, 1998.
SAUAIA, Antonio C. A., Jogos de empresas: aprendizagem com satisfação. Revista de Administração, vol.32, nº3, p.13-27, jul./set. 1997. São Paulo.
FERREIRA, J. A. Jogos de empresas: modelo para aplicação prática no ensino de custos e administração do capital de giro em pequenas e médias empresas industriais. 2000. Dissertação de Mestrado em Engenharia da Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.
FAGUNDES, Mário. Modelos de habilidades e competências. Ano de publicação 2000 Disponível em <http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias> Acessado em 06 de fevereiro de 2008.
Maria H. Araújo e Rochel M. Lago. O Estimulo ao Empreendedorismo nos Cursos de Quimica: Formando Quimicos Empreendedores, Quim. Nova, Vol. 28, Suplemento, S18-S25, 2005.
HOFFMANN, Anders (2007), ― “A Rough Guide to Entrepreneurship Policy”, in Handbook of Research on Entrepreneurship Policy edited by Roy Thurik, David Audretsch and Isabel Grilo, forthcoming at Edward Elgar Press, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional