A GESTÃO CONTÁBIL FINANCEIRA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Gestão contábil financeira, Micro e pequenas empresas , Processo decisórioResumo
As micro e pequenas empresas vem a várias décadas chamando a atenção da economia brasileira, por seu potencial de gerar empregos e renda, contribuindo com a redução das desigualdades sociais, com o crescimento econômico a nível municipal, regional e nacional, gerando não somente empregos, mas oportunidades em tempos de recessão. Dada sua importância para o cenário socioeconômico do pais, essas empresas precisam minimizar os riscos de falência, realizando um planejamento eficiente e tomando decisões acertadas, Nesse sentido a gestão contábil financeira, surge como um importante instrumento para o empreendedor, por possibilitar a tomada de decisão com maior segurança, realizando análises financeiras para identificar o desempenho de sua empresa em relação ao passado, em relação à concorrência, tomando as decisões acertadas, com base em registros contábeis e financeiros confiáveis. Este estudo de cunho de bibliográfico objetiva discorrer sobre a influência do uso da gestão contábil financeira para o crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Para tanto, seguiram-se os passos propostos por autores como: Azevedo, Leone (2011); Gazzoni (2013); Silva (2015); Gomes (2015), dentre outros. Constatou-se que: não apenas as grandes organizações necessitam bem gerir suas finanças, baseando-se em instrumentos de gestão confiáveis, mas, as pequenas empresas também.
Referências
AZEVEDO, José Gilmar. As práticas de gestão financeira em micro e pequenas empresas: um estudo descritivo em indústrias de castanha de caju do estado do Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Potiguar, Natal, 2010.
AZEVEDO, José Ribamar, LEONE, Rodrigo José Guerra. Gestão contábil e análise financeiroeconômica em organizações de pequeno porte. Rev. Ciênc. Admin. Fortaleza, v. 17, n. 1, jan./abr. 2011.
BERBER, Renato dos Santos; ANDRADE, Gracindo Vasconcelos de. Práticas de gestão financeira em micro e pequenas empresas: um estudo descritivo em indústrias de castanha de caju do Estado do Rio Grande do Norte. Ideias & Inovação. Aracaju, v. 1, n.3, Novembro, 2013. Disponível em:
CANGUSSÚ, Renate Vânia Würzler de Oliveira Pinheiro; VIANA, Helena Brandão; MORGAN, Levi; LAMES, Edilei Rodrigues de; PRATES, Eli Andrade Rocha; LANDIM, Alexandro. Gestão contábil na pequena empresa: análise de gestores da cidade de Hortolândia – SP. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Brasil, 2016. Disponível em: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/16/gestores.html. Acesso em: 29 de junho de 2016.
CASALI, Maristela da Silva¹, TRETER, Jaciara. A importância da utilização da gestão financeira em microempresas da cidade de Cruz Alta. Rev.Unicruz, v. 3, n.2, 2015. Disponível em: http://www.unicruz.edu.br/site/cursos/contabeis/artigos/Artigos%202015/A%20importancia%20da%20utilizacao%20da%20gestao%20financeira%20em%20microempresas%20da%20cidade%20de%20Cruz%20Alta.pdf. Acesso em: 29 de junho de 2016.
ESMERALDO, Ana Carolina.Mortalidade de empresas cai, mas especialista alerta para falta de planejamento e postura empreendedora. 2012. Disponível em:<http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/economia-e-negocios/110496-mortalidade-de-empresas-cai-mas-especialista-alerta-para-falta-de-planejamento-e-postura-empreendedora>. Acesso em: 19 de junho de 2016.
FORMENTI, Michele Caroline Lima, MARTINS, Isabel Cristina Silva. Análise da Gestão Financeira nas Micro e Pequenas Empresas de Osasco. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 1, n. 1, jan./jun. 2015.
GAZZONI, Elizabeth Inez. Fluxo de caixa: ferramenta de controle financeiro para pequena empresa. Rev. Ciênc. Admin. Fortaleza, v. 21 n. 3, jan./abr. 2013.
GOMES, José Carlos Andrade; TACHIZAWA, Takeshi; PICCHIAI, Djair. Modelo de gestão financeira no contexto das micro e pequenas Empresas: estudo de caso em uma empresa de prestação de Serviços. Revista Una. Belo Horizonte, v.19, n.2, p.23-46, Abr./Jun.. 2014 -
GOMES, Josir S. Controles de gestão: uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas, 2015.
IBGE, micro e pequenas empresas. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=210520. Acesso em: 0 de setembro 2015.
LONGENECKER, Justin G. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 2012.
MARTINS, Amanda. A Utilização das Ferramentas da Gestão Financeira nas Empresas: Análise das Micro e Pequenas Empresas da Cidade de Pato Branco no Sudoeste do Paraná. 2014. 66 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2014.
MORAES, Luciana Cristina Machado; OLIVEIRA, Ines Teresa Lyra Gaspar da.
Gerência financeira na prática: o papel do Gestor Financeiro dentro das Pequenas e Médias Empresas no Brasil. Revista Cientifica do Centro Universitário de Araras, v. 5, n. 1,2011.
SEBRAE. Fatores Condicionantes e taxas de sobrevivência e mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil. 2012. Disponível em: < http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/8F5BDE79736CB99483257447006CBAD3/$File/NT00037936.pdf> Acesso em 10 de abril de 2016.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa. Micro e pequenas empresas, 2013. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/14/08/13. Acesso em: 20 junho. 2016.
SILVA, Daniel Salgueiro. Manual de Procedimentos Contábeis para Micro e
Pequenas Empresas, 5.ed. Brasília: CFC: Sebrae, 2010.
SILVA, Rayssa Aparecida; SOUZA, Reginaldo Ferreira; GUIMARÃES, Rafael de Souza; MOREIRA, Renata Simone; MENDES, Pedro Henrique Martins; SIMÃO, Ana Adalgisa. A importância do controle contábil para as micro e pequenas empresas. Disponível em: www.dcc.uem.br/enfoque/new/enfoque/data/1435164133-old.docx Acesso em: 30 de junho de 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional