AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SISTEMA INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – SIAC/UNIDADE CENTRO, NA PERCEPÇÃO DO ÚSUARIO/CIDADÃO.

Autores

  • Ivan Antônio Feitosa Júnior
  • João Batista Almeida de Souzae
  • Robson Materko
  • Robson Antonio Tavares Costa

Palavras-chave:

Atendimento, Sistema Integrado , Usuário/Cidadão Inclusão Social

Resumo

O presente artigo apresenta como objetivo avaliar os serviços do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC unidade Centro, na percepção do usuário/cidadão. Para tanto realizou-se uma pesquisa do tipo de descritiva, exploratória e qualitativa, com uma amostra de 100 (cem) usuários que buscam atendimento no referido Sistema Integrado, através de formulário com perguntas fechadas. Os resultados da pesquisa mostraram
que no quesito eficácia, eficiência, clareza, objetividade das informações, presteza, receptividade, desempenho, cordialidade, responsabilidade, satisfação, entre outros, fazem parte do atendimento realizado pelos servidores do mencionado Sistema. Conclui-se que tais resultados refletem-se no investimento funcional que o referido Órgão presta com seus colaboradores, através de um programa de capacitação, que abrange vários pontos
relacionados ao atendimento com excelência, tais como: inteligência emocional, relações interpessoais, acolhimento humanizado, motivação e desempenho no trabalho; assim como comprometimento, etc., que preparam os servidores para desenvolver um atendimento de qualidade diante das necessidades dos usuários. No entanto, a pesquisa mostrou ainda que a infraestrutura do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC unidade Centro ainda não atende os usuários com necessidades especiais, pois constatou-se que nas suas dependências, o acesso dos cadeirantes é limitado.....

Referências

ALENCAR, Tharsis CSBD; RODRIGUES, Micaelle ND; FIGUEIREDO, Francisca JS. A qualidade no atendimento do serviço público.XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Producão. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil. João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016.

AYACH, Carlos. A visão do usuário sobre o serviço público odontológico e a autopercepção em saúde bucal. Araçatuba: UNESP, 2015.

BERGUE, Sandro T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 4. ed. Caxias do Sul: Educs, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 2007.

CABRAL, Bruno A. Qualidade no Atendimento. Niterói. Disponível em <https://scholar.google.com.br/scholar?q=qualidade+no+atendimento&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ei=4aYtVef7MMnpsAXJoYGIBA&sqi=2&ve d=0CBoQgQMwAA> Acesso em 13mar2017.

CARDOSO, Ana Carolina M. Como projetar corretamente uma rampa. Disponível em: <https://www.google.com.br/projeto-arquitetonico> Acesso dia 30mar2017.

CARDOSO NETO, Luis. Gestão Estratégica das Organizações: Como vencer os desafios do Séc.XXI. Lisboa: Editorial Verbo, 2010.

CARVALHO, Antonio V; NASCIMENTO, Luiz P. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2014

CARVALHO, Patrícia AS; TORRES; Kelly A; BORBA, Erika L; MARTINS, Pablo L. Análise da gestão de pessoas na Administração Pública: um estudo de caso. XXII SEGET – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2015.

CARVALHO, Marly M; PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

______Gestão de pessoas e o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014

CUNHA, Carlos MS. O Conceito de Serviço Público: O caso do serviço público postal e a era digital. Disponível em: <http://www.clubjus.com.br/cbjur.php?artigos&ver=2.

>. Acesso em: 15mai.2017.

DUTRA, Joel S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2016.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, 2012.

FADEL, Marianella AV; REGIS FILHO, Gisée I. Percepção da qualidade em serviços públicos de saúde: um estudo de caso. RAP - Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 1, p. 07-22, jan./fev. 2009. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v27n5/v27n5a02.pdf>. Acesso em: 13mai2017

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GODRI, Daniel. Conquistar e Manter Clientes. Blumenau: Eko, 2014

GONÇALVES, Emilia Maria. História da Implantação das Centrais no Brasil. V Encontro das Centrais de Atendimento Integrado. Ano 2003.

LOBO, Renato N. Gestão da Qualidade. São Paulo: Érica, 2010.

LUCAS, Vera L.; SILVEIRA JÚNIOR, Olney B. A qualidade no atendimento do setor público, 2012. Disponível em: <http://www.amog.org.br/amogarquivos/Vera-Lucia-Lucas.pdf> Acesso dia 24mar2017.

MADUREIRA, Cesar. A formação profissional contínua no novo contexto da administração pública: possibilidades e limitações. Revista de Administração Pública, v. 39, n. 5, p. 1109-1135, 2010.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2011

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamento, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2010.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MINICUCCI, Agostinho. Psicologia Aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 2012.

MONTEIRO, José A. Qualidade Total no Serviço Público. Brasília: QA & T, 2011

MOURA, José A M. Os Frutos da Qualidade. São Paulo: Makron Books, 2009.

NBR – 9050/2004. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

NORMANDO, Izabely MC. Administração de Serviços Públicos com foco no cidadão: uma avaliação dos serviços prestados pelos julgadores do Superior Tribunal de Justiça. Brasília/DF: Universidade de Brasília, 2009.

QUEIROZ, Evodio KR. Qualidade Segundo Garvin. São Paulo: Annablume, 2012.

ROBBINS Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Atlas, 2012.

SCARAMUZZA, Bruno C; BOTELHO, Joacy. Treinamento e desenvolvimento em recursos humanos, 2012.Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/34/2012_34_5048.pdf> Acesso dia 15mai2017.

SOUSA, José Fernandes de; VIEIRA, Emanoel de Medeiros. Qualidade no serviço público: um estudo de caso no fórum da comarca de Patos/PB. Disponível em: Acesso dia 24mar2017.

VARGAS, Miramar RM. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Ivan Antônio Feitosa Júnior, João Batista Almeida de Souzae, Robson Materko, & Robson Antonio Tavares Costa. (2018). AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SISTEMA INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – SIAC/UNIDADE CENTRO, NA PERCEPÇÃO DO ÚSUARIO/CIDADÃO. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 3(03), 149–177. Recuperado de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/190

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>