EMPREENDEDORISMO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: ELABORAÇÃO DE METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Palabras clave:
Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo , Arranjo Produtivo Local , Jogos de EmpresasResumen
Este artigo teve como objetivo a criação de uma metodologia de enfrentamento de crise com base no empreendedorismo e criação de arranjos produtivos locais, tal metodologia concerne em padronização para qualquer atividade produtiva. No cenário econômico mundial estamos vivendo um período de crise econômica com baixo crescimento dos países e o esgotamento dos mercados consumidores. Na pesquisa foram abordados temas como empregabilidade, empreendedorismo, Arranjo Produtivo Local e jogos de empresas, para consolidação de tal metodologia e principalmente buscou-se com ela, verificar se os jogos
de empresas são uma ferramenta importante na formação de características empreendedoras relevantes nos jovens universitários. Por tanto, este artigo busca a elaboração de uma metodologia voltada à formação de empreendedores com foco na criação de Arranjos Produtivos Locais e geração de emprego e renda, visando o enfrentamento de crises econômicas e financeiras regionais, com base em jogos de empresas simulados, como parte integrante de projetos de políticas publica.
Citas
MENDES, MARIA DE LOURDES, O Modelo GS-RH: Uma Integração de jogos de empresas para treinamento e desenvolvimento gerencial, Florianópolis, UFSC-SC, Dissertação de Mestrado, 1997.
ORLANDELI, R. Um Jogo de empresas envolvendo cadeia logística: Game F61- Um enfoque educacional. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
PESSÔA, MARCELO & FILHO, PAULO, São Paulo. SP, Jogos de Empresas: Uma metodologia para o ensino de engenharia ou administração, Universidade Paulista-SP-2001.
SANTOS, R. V. dos. “Jogos de empresas” aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 31, p. 78-95, jan./abr. 2003.
AMARAL, Miriam Maia & VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Surfando na sociedade da informação e do conhecimento: a questão das competências docentes. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v 34, n. 1, jan/abr 2007.
BORDONI, Tereza. Habilidades e Competências. A & E – Atividades e Experiências. Curitiba. Ed. Positivo, n 2, ano 9, maio de 2008.
CASTRO, Nivaldo José de; ROSENTAL Rubens; ARAÚJO Viviane. Educação a Distância e a construção de competências: desafios na cultura corporativa. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v 33, n. 3, set/dez 2007.
GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
LOPES, Paulo. Reflexões sobre as bases de formação do administrador profissional no ensino de graduação. Anais do XXVI ENANPAD. Salvador, 2002.
NOVICK, Victor. Competências socioambientais: pesquisa, ensino, práxis. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v 33, n. 3, set/dez 2007.
STEWART, Thomas A. Capital Intelectual a nova vantagem competitiva da empresa. Rio de Janeiro. Elsevier, 1998.
SAUAIA, Antonio C. A., Jogos de empresas: aprendizagem com satisfação. Revista de Administração, vol.32, nº3, p.13-27, jul./set. 1997. São Paulo.
FERREIRA, J. A. Jogos de empresas: modelo para aplicação prática no ensino de custos e administração do capital de giro em pequenas e médias empresas industriais. 2000. Dissertação de Mestrado em Engenharia da Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.
FAGUNDES, Mário. Modelos de habilidades e competências. Ano de publicação 2000 Disponível em <http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias> Acessado em 06 de fevereiro de 2008.
Maria H. Araújo e Rochel M. Lago. O Estimulo ao Empreendedorismo nos Cursos de Quimica: Formando Quimicos Empreendedores, Quim. Nova, Vol. 28, Suplemento, S18-S25, 2005.
HOFFMANN, Anders (2007), ― “A Rough Guide to Entrepreneurship Policy”, in Handbook of Research on Entrepreneurship Policy edited by Roy Thurik, David Audretsch and Isabel Grilo, forthcoming at Edward Elgar Press, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional