A MANIPULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE PELO DIREITO E PELA MEDICINA PSIQUIÁTRICA NO SÉCULO XX

A manipulação da homossexualidade pelo direito e pela medicina psiquiátrica no século XX

Autores/as

  • Clarindo Epaminondas de Sá Neto NETO Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/242030.4.1-1

Palabras clave:

Homossexualidade, Violência contra pessoas LGBTQ , Direito e Medicina Psiquiátrica

Resumen

Cuida-se de artigo científico que busca analisar as relações entre a Ciências do Direito e a Medicina Psiquiátrica no tocante à patologização da homossexualidade. Parte-se do seguinte problema: é possível considerar que no Brasil do século XX a manipulação da homossexualidade pelo aparato jurídico-político-psiquiátrico contribuiu para o aumento de crimes de ódio contra a população LGBTQ+ nas duas primeiras décadas do século XXI? Considerou-se que a partir do século XX, o vácuo político-ideológico, a crise do capitalismo e a recrudescência dos credos religiosos institucionalizados, criaram terrenos férteis para as execrações morais e físicas, insufladas pelo milenarismo e pelo cientificismo presentes na sociedade brasileira. O texto está dividido três capítulos, os quais representam os objetivos específicos do trabalho. O método de abordagem eleito é o dedutivo; o de procedimento escolhido é o monográfico, com o uso de doutrina, publicações em periódicos, monografias, pesquisas de dados estatísticos, dissertações e teses. Como resultado concluiu-se que, a partir dos casos analisados, é possível considerar-se que a manipulação da homossexualidade foi utilizada como um método de ataque contra indivíduos, e que seus efeitos configuram um dos responsáveis pelos alarmantes índices de violências contra pessoas LGBTQ+no Brasil.

Citas

BARBOSA, Ana Maria. Aids: Não há como remediar. Só prevenir. O Estado de S. Paulo, 28 jul. 1985, p. 22. Acesso em 20 fev 2021. Disponível em:< https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19850728-33867-spo-0022-999-22-not>.

BATISDE, Roger. (1975). Brasil, terra de contrastes. São Paulo: Editora Difel.

BORBA FILHO, Hermilo. (1972) Sobrados e Mocambos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

CASEMENT, Roger. (2016) Diário da Amazônia de Roger Casement. Angus Mitchell, ed., Laura Izarra e Mariana Bolfarine, orgs., tradução de Mariana Bolfarine, Mail de Azevedo Marques e Maria Rita Drumond Viana. São Paulo: EDUSP.

CENDRARS, Blaise. (1976). Etc..., etc... (um libro 100% brasileiro). São Paulo: Perspectiva.

CHRYSÓSTOMO, Antônio. (1983). Caso Crysóstomo: o julgamento de um preconceito. Rio de Janeiro: Codecri.

COUTO, Jorge. (2011). A construção do Brasil. 3. ed. São Paulo: Forense Universitária.

DUDGEON, Jeffrey. (2002). Roger Casement: The Black Diaries with a Study of His Background, Sexuality, and Irish Political Life. Ireland: Belfast.

FRY, Peter. (1983). O que é homossexualidade? São Paulo: Brasiliense.

GREEN, James Naylor. (2000) A homossexualidade masculina no Brasil do Século XX. Trad. Cristina Fino e Cássio Arantes Leite. São Paulo: Editora Unesp.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. (2010). Visão do Paraíso: Os motivos endêmicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das letras.

LE MOING, Monique. (1996). A solidão povoada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

MARONE, Sílvio. (1947) Missexualidade e arte. São Paulo: Edição do autor.

NAVA, Pedro. (1983). O círio perfeito. São Paulo: Ateliê Editorial.

NUNES, Viriato Fernandes. (1928). As perversões sexuais em medicina legal. São Paulo: Faculdade de Medicina, These Inaugural.

PASOLINI, Pier Paolo. (1983). Il sogno del centauro. Roma: Riuniti.

PIARANGELLI, José Henrique. (1980). Códigos Penais do Brasil. Baurú: Jalovi.

RIBEIRO, Leonídio. (1938). Etiologia e tratamento da homossexualidade. Arquivos de medicina legal e identificação. Rio de Janeiro, n. 15, jan.

RIBEIRO, Leonídio. (1937). Homossexualísmo e endocrinologia – Parte 1. Arquivos de medicina legal e identificação. Rio de Janeiro, n.14, jan.

SILVA, Agnaldo. (1986). Memórias de guerra. Rio de Janeiro: Record.

SINISGALLI, Aldo. Considerações gerais sobre o homossexualismo. Arquivos de Polícia e Identificação. São Paulo, v. II, n. 1, 1938-9.

TREVISAN, João Silvério. (2018). Devassos no Paraíso: A homossexualidade no Brasil, da Colônia à atualidade. 4. ed. rev., atual. e amp. Rio de Janeiro: Objetiva.

Publicado

2023-06-28 — Actualizado el 2023-09-13

Versiones