ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • RUAN GABRIEL ARAUJO FERREIRA FERREIRA Universidade Federal do Amapá
  • Costa, R.A.T. Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Palavras-chave:

jogos de empresas, gamificação, ensino, aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo construir um aplicativo que promova a melhoria no processo de ensino e aprendizagem na ótica de alunos de administração como ferramenta de formação profissional, apresentando a relevância desse jogo como dispositivo de treinamento e qualificação tanto de acadêmicos empreendedores quanto de profissionais experientes com formação. Para atingir o objetivo deste estudo foi desenvolvido um jogo de empresa: Amazônia Beer Game, que simula uma indústria de cerveja desde a criação de uma empresa, passando pelo processo de produção até a entrega do produto final ao cliente. É apresentado o processo de ideação e construção com engenharia de software. Após isso, o mesmo foi validado com acadêmicos do curso de Administração do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Conclui-se que o desenvolvimento do aplicativo atendeu ao que foi proposto, pois ele auxiliou no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que o utilizaram durante as aulas.

Biografia do Autor

Costa, R.A.T., Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Amapá. Coordenador do Do programa de Mestrado PROFINIT-UNIFAp. 

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

FERREIRA, R. G. A. F., & Costa, R. A. T. C. (2021). ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 6(01), 23–39. Recuperado de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/313