O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO UM DIFERENCIAL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DE IMPERATRIZ – MA
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação , Internet , Sistema de InformaçãoResumo
Este artigo busca descrever a utilização da tecnologia da informação (TI) como um diferencial nos escritórios de contabilidade de Imperatriz – MA. Relata o uso da tecnologia da informação, agregada ao sistema de informação utilizado nos escritórios, e a estrutura de informática dos mesmos. Descreve as características básicas dos escritórios contábeis de Imperatriz, tendo como objetivos específicos: a estrutura de informática dos escritórios contábeis; a identificação dos softwares mais utilizados nos escritórios de contabilidade da cidade e a integração dos sistemas. O estudo utilizou a metodologia descritiva, procedimentos bibliográficos e de campo para identificar informações sobre o uso da Tecnologia da Informação nas empresas contábeis da cidade. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionário com questões objetivas e subjetivas que serviu para atender aos objetivos da pesquisa. O resultado evidencia, que as empresas contábeis são cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação, e que existe uma busca constante de atualização de programas para atender as exigências governamentais e a demanda do mercado no setor de prestação de serviços.
Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724; informação e documentação – trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
ALECRIM, Emerson. O que é tecnologia da informação (TI)? Disponível em < http://www.infowester.com/ti.php>. Acesso em: 08 de novembro de 2015.
AUDY, Jorge Luís Nicolas; ANDRADE, Gilberto Keller de; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistemas de informação. Porto Alegre: Bookman, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CRC – Conselho Regional de Contabilidade – MA. Sistema cadastral: relatório estatístico. Maranhão, CRC, 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MIGLIOLI, Afrânio apud LEITE, Luis marcos. Tecnologia da informação: qual o melhor conceito? Disponível em <http://ogestor.eti.br/tecnologia-da-informacao-melhor-conceito/>. Acesso em: 08 de novembro de 2015.
OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Sistema de informação: um enfoque gerencial inserido no contexto empresarial e tecnológico. 5ª ed. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2007.
O’BRIEN, James A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.
ROSINI, Alessandro Marco; PALMISANO Ângelo. Administração de sistemas de Informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
SANTOS, Ademar de Araújo. Informática na empresa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TURBAN, Efraim; RAINER, Jr. R. Kelly; POTTER, Richard E. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 7ª ed. ver. atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional