A CERTIFICAÇÃO PROCEM COMO FATOR RELEVANTE NO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE IMPERATRIZ – MA.

Autores/as

  • Airton Fernando Bandeira Freitas
  • Iracema Rocha da Silva Irá
  • Janara Pereira dos Santos Borges
  • Marilsa de Sá Rodrigues
  • Sandna Noleto de Araujo

Palabras clave:

Certificação de Fornecedores, Competitividade Empresarial , Desenvolvimento de Negócios

Resumen

O presente trabalho visou apresentar, analisar e compreender os efeitos positivos e/ou negativos do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), como um modelo de gestão que tende estimular o aumento da competitividade das empresas da cidade de Imperatriz - MA que aderiram ao programa, o mesmo foi desenvolvido por um grupo de empresas instaladas no Estado do Maranhão, projeto coordenado pela FIEMA.
Utilizou-se para este estudo dados documentais de pesquisa tipo survey para identificar a percepção dos empresários quanto o desenvolvimento de seus negócios e os resultados alcançados. A pesquisa vislumbrou o objetivo Geral: Analisar de que forma a certificação PROCEM é fator relevante no aumento da competitividade das empresas de Imperatriz/MA. Bem como os específicos que foram: (i). Realizar estudo sobre o processo de certificação. (ii) Evidenciar fatores que aumentam a probabilidade de êxito no processo de certificação.

Citas

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos httpwww.fasi.edu.brfilesbibliotecaNBR_ iso9001.pdf. Acesso em 26/03/15.

ACEVEDO, Claudia Rosa. Monografia no Curso de Administração: guia completo de conteúdo e forma. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.

FERNANDES, Waldir Algarte. O Movimento da Qualidade no Brasil. Inmetro, Edelbra, 2011.

FUNCAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Modelo de Excelência da Gestão. Disponível em: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao. Acesso em: 23/03/2015.

LOBO, Alfredo. Qualidade e Produtividade. Disponível no site: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/artigos/docs/36.pdf. Acesso: 28/04/2015.

MARANHÃO, Mauriti. ISO Série 9000: manual de implementação: versão ISO 2000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

NBR ISO 9001:2000. Sistemas de gestão da qualidade – requisitos. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES DO MARANHÃO. Certificação. Disponível em: http://www.fornecedores.ma.gov.br/paginas/view/ certificacao.aspx. Acesso em 15/02/2015.

SEBRAE-SP. A competitividade. Disponível em: http://www.sebrae sp.com.br/index.php/168-produtos-online/marketing/publicacoes/artigos/6065-a-competitividade-completo. Acesso 23/04/2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Airton Fernando Bandeira Freitas, Iracema Rocha da Silva Irá, Janara Pereira dos Santos Borges, Marilsa de Sá Rodrigues, & Sandna Noleto de Araujo. (2016). A CERTIFICAÇÃO PROCEM COMO FATOR RELEVANTE NO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE IMPERATRIZ – MA. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 1(02), 78–95. Recuperado a partir de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/83

Artículos más leídos del mismo autor/a