Estratégias administrativas de comunicação e clima organizacional
Palabras clave:
Clima Organizacional, Ética, Comunicação, Estratégias OrganizacionaisResumen
A proposta contida neste artigo objetivou discorrer como as estratégias empresarias, entre elas, de comunicação interna, podem contribuir com a formação de um clima organizacional ético e salutar. A importância do assunto favorece a reflexão que se abre sobre a importância de estratégias administrativas voltadas para a administração de conflitos na formação de um clima organizacional ético e promissor. A pesquisa bibliográfica foi elaborada com o intuito de nortear o desenvolvimento do estudo, apontando sobre a importância da interação coletiva em prol ao clima organizacional. Foi compilado ideias centrais dos temas acerca de comunicação interna, clima organizacional e conflitos internos A comunicação interna vem ganhando espaço na grade estratégica das organizações, e paralelamente, o fator humano vem se destacando como um dos principais recursos das instituições. Diante desta realidade, além de desenvolver a motivação dos colaboradores, subsidia a minimização de conflitos e o alcance de um clima organizacional positivo. Em consequência, a contribuição aos resultados esperados pela organização.
Citas
ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de. Ética e Desempenho Social das Organizações: um Modelo Teórico de Análise dos Fatores Culturais e Contextuais. RAC, v. 11, n. 3, Jul./Set. 2007: 105-125.
ASSAD, Nancy. Comunicação, clima e cultura organizacional. 2011. Disponível em http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/comunicacao-clima-e-cultura- organizacional. Acesso em 19/06/2022.
BATISTA, V. A cultura organizacional como fator determinante para a qualidade do ambiente de trabalho das organizações: estudo de caso da revista Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. São Paulo: Monografia de conclusão do curso de Pós Graduação de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: USP, 2006.
BECK, Gabriela C.; Conflito nas Organizações. Centro Universitário Feevale. Novo Hamburgo, (2009) Disponível: http:// www.scribd.com/document/224726075/Conflito-Nas-Organizacoes. Acesso em 30/06/2018.
BISOGNIN, Marcelo; NICOLAU, Alessandro Silva; GRACIOLI, Clarissa. Estudo de caso: Clima organizacional de uma instituição de ensino. XVII ENANGRAD São Luís, Maranhão, 27 a 30 de agosto de 2006.
CARVALHO, Antônio Vieira de. Aprendizagem organizacional em tempos de mudança. São Paulo: Pioneira, 1999.
CASTRO, Domingos Poubel de. Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público: Integração das áreas do ciclo de gestão. São Paulo: Atlas, 2011.
CHERMAN, Andréa; TOMEI, Patrícia Amélia. Códigos de Ética Corporativa e a Tomada de Decisão Ética: Instrumentos de Gestão e Orientação de Valores Organizacionais? RAC, v. 9, n. 3, Jul./Set. 2005: 99-120.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 19. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
ESTANQUEIRO, Antonio; Saber Lidar com as Pessoas, Princípios e Comunicação Interpessoal. Lisboa: Editorial Presença, 1992.
DE FIGUEIREDO, Lara Joana Lopes; A Gestão de Conflitos numa Organização e Consequente Satisfação dos Colaboradores, 2012. Disponivel:https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/8865/1/Disserta.pdf. Acesso em 30/06/2018.
FRANÇA, F; LEITE, G. A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KUNSCH, M. M.. Krohling. .Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI,Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional.São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167-190.
LEITE, Q. A importância da Comunicação Interna nas organizações. Publicado em 05/05/2006. Disponível em http://universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=10790. Acesso em 06/10/2020.
LUZ, Ricardo Silveira. Gestão do clima organizacional: proposta de critérios para metodologia de diagnóstico, mensuração e melhoria estudo de caso em organizações nacionais e multinacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. 2003. (Dissertação em Sistemas de Gestão) – Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão, UFF, Niterói.
MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2ª edição. São Caetano, SP: Difusão Editora, 2008.
MACIEL, J. Relações Públicas e as tendências em Recursos Humanos: A atuação do profissional na área de Gestão de Pessoas. Porto Alegre: UFRGS/Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social, 2005 (Trabalho de conclusão de curso de graduação).
MÚNERA URIBE, Pablo A. y SÁNCHEZ ZULUAGA, Uriel H. Comunicación empresarial: una mirada corporativa. Medellín: Asociación Iberoamericana de Comunicación Estratégica, 2003.
PETER, Maria da Glória Arrais; MACHADO, Marcus Vinícius Veras. Manual de Auditoria Governamental. 1. Ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
REGO, Arménio. Climas Éticos e Comportamentos de Cidadania Organizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas. v. 42 . n. 1. Jan./Mar. 2002.
RESTREPO, Mariluz. Comunicación para la dinámica organizacional. Revista Signo y pensamiento. Bogotá: Universidad Javeriana, n. 26 (XIV), p. 91-96, 1995.
RIZZATTI, Gerson. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.
SANCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo . Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SILVA, Edna Lúcia, MENEZES Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. rev. Atual. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2005.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. 5 reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
TRECE, Beatriz Alves de Souza. O papel da Comunicação Interna em Organizações de destaque pelo clima organizacional, 2013. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Brasília.
TURRA, Caio, et al. As Influencias de Comunicação no Clima Organizacional. Disponível em: http:// https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos. 2012. acesso em 12 de junho 2022.
WEILER, Aline. Comunicação interna e Gestão de Pessoas:Facilitando os relacionamentos em um ambiente organizacional diversificado.UFRGS, 2009. Monografia de conclusão de curso no nível de Bacharelado em comunicação social, habilitação em relações públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28017/000767535. pdf?sequence=1. Acesso 22 mai 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional