Estratégias administrativas de comunicação e clima organizacional

Autores

  • Danielle Magierski Academia da Força Aérea
  • Paulina Montejano Academia da Força Aérea

Palavras-chave:

Clima Organizacional, Ética, Comunicação, Estratégias Organizacionais

Resumo

A proposta contida neste artigo objetivou discorrer como as estratégias empresarias, entre elas, de comunicação interna, podem contribuir com a formação de um clima organizacional ético e salutar. A importância do assunto favorece a reflexão que se abre sobre a importância de estratégias administrativas voltadas para a administração de conflitos na formação de um clima organizacional ético e promissor. A pesquisa bibliográfica foi elaborada com o intuito de nortear o desenvolvimento do estudo, apontando sobre a importância da interação coletiva em prol ao clima organizacional. Foi compilado ideias centrais dos temas acerca de comunicação interna, clima organizacional e conflitos internos A comunicação interna vem ganhando espaço na grade estratégica das organizações, e paralelamente, o fator humano vem se destacando como um dos principais recursos das instituições. Diante desta realidade, além de desenvolver a motivação dos colaboradores, subsidia a minimização de conflitos e o alcance de um clima organizacional positivo. Em consequência, a contribuição aos resultados esperados pela organização.

Biografia do Autor

Danielle Magierski, Academia da Força Aérea

Profa. Dra. na área de Ciencias da Administração da Academia da Força Aérea.

Paulina Montejano, Academia da Força Aérea

Professora Doutora na área de Ciências da Administração da Academia da Força Aérea.

Referências

ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de. Ética e Desempenho Social das Organizações: um Modelo Teórico de Análise dos Fatores Culturais e Contextuais. RAC, v. 11, n. 3, Jul./Set. 2007: 105-125.

ASSAD, Nancy. Comunicação, clima e cultura organizacional. 2011. Disponível em http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/comunicacao-clima-e-cultura- organizacional. Acesso em 19/06/2022.

BATISTA, V. A cultura organizacional como fator determinante para a qualidade do ambiente de trabalho das organizações: estudo de caso da revista Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. São Paulo: Monografia de conclusão do curso de Pós Graduação de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: USP, 2006.

BECK, Gabriela C.; Conflito nas Organizações. Centro Universitário Feevale. Novo Hamburgo, (2009) Disponível: http:// www.scribd.com/document/224726075/Conflito-Nas-Organizacoes. Acesso em 30/06/2018.

BISOGNIN, Marcelo; NICOLAU, Alessandro Silva; GRACIOLI, Clarissa. Estudo de caso: Clima organizacional de uma instituição de ensino. XVII ENANGRAD São Luís, Maranhão, 27 a 30 de agosto de 2006.

CARVALHO, Antônio Vieira de. Aprendizagem organizacional em tempos de mudança. São Paulo: Pioneira, 1999.

CASTRO, Domingos Poubel de. Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público: Integração das áreas do ciclo de gestão. São Paulo: Atlas, 2011.

CHERMAN, Andréa; TOMEI, Patrícia Amélia. Códigos de Ética Corporativa e a Tomada de Decisão Ética: Instrumentos de Gestão e Orientação de Valores Organizacionais? RAC, v. 9, n. 3, Jul./Set. 2005: 99-120.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 19. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ESTANQUEIRO, Antonio; Saber Lidar com as Pessoas, Princípios e Comunicação Interpessoal. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

DE FIGUEIREDO, Lara Joana Lopes; A Gestão de Conflitos numa Organização e Consequente Satisfação dos Colaboradores, 2012. Disponivel:https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/8865/1/Disserta.pdf. Acesso em 30/06/2018.

FRANÇA, F; LEITE, G. A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KUNSCH, M. M.. Krohling. .Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI,Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional.São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167-190.

LEITE, Q. A importância da Comunicação Interna nas organizações. Publicado em 05/05/2006. Disponível em http://universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=10790. Acesso em 06/10/2020.

LUZ, Ricardo Silveira. Gestão do clima organizacional: proposta de critérios para metodologia de diagnóstico, mensuração e melhoria estudo de caso em organizações nacionais e multinacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. 2003. (Dissertação em Sistemas de Gestão) – Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão, UFF, Niterói.

MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2ª edição. São Caetano, SP: Difusão Editora, 2008.

MACIEL, J. Relações Públicas e as tendências em Recursos Humanos: A atuação do profissional na área de Gestão de Pessoas. Porto Alegre: UFRGS/Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social, 2005 (Trabalho de conclusão de curso de graduação).

MÚNERA URIBE, Pablo A. y SÁNCHEZ ZULUAGA, Uriel H. Comunicación empresarial: una mirada corporativa. Medellín: Asociación Iberoamericana de Comunicación Estratégica, 2003.

PETER, Maria da Glória Arrais; MACHADO, Marcus Vinícius Veras. Manual de Auditoria Governamental. 1. Ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

REGO, Arménio. Climas Éticos e Comportamentos de Cidadania Organizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas. v. 42 . n. 1. Jan./Mar. 2002.

RESTREPO, Mariluz. Comunicación para la dinámica organizacional. Revista Signo y pensamiento. Bogotá: Universidad Javeriana, n. 26 (XIV), p. 91-96, 1995.

RIZZATTI, Gerson. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

SANCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo . Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SILVA, Edna Lúcia, MENEZES Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. rev. Atual. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2005.

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. 5 reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

TRECE, Beatriz Alves de Souza. O papel da Comunicação Interna em Organizações de destaque pelo clima organizacional, 2013. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Brasília.

TURRA, Caio, et al. As Influencias de Comunicação no Clima Organizacional. Disponível em: http:// https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos. 2012. acesso em 12 de junho 2022.

WEILER, Aline. Comunicação interna e Gestão de Pessoas:Facilitando os relacionamentos em um ambiente organizacional diversificado.UFRGS, 2009. Monografia de conclusão de curso no nível de Bacharelado em comunicação social, habilitação em relações públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28017/000767535. pdf?sequence=1. Acesso 22 mai 2012.

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Magierski, D., & Montejano, P. (2022). Estratégias administrativas de comunicação e clima organizacional. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 7(02), 77–93. Recuperado de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/466