HABILIDADE MATEMÁTICA COMO NÚCLEO COGNITIVO: UMA PERSPECTIVA DESENVOLVEDORA DO PROCESSO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO

Habilidade Matemática

Författare

  • Bartolomeu Chindumbo Delfino ISCED - Huambo
  • Augusto Veríssimo Victor dos Santos Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo
  • Euclides Faustino Costa Fernando Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo

DOI:

https://doi.org/10.29327/242598.4.1-1

Abstract

A análise da habilidade matemática que é planificada para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior para as aulas de Matemática têm estado fora da perspectiva à alcançar pelos estudantes neste processo. Empregando um enfoque qualitativo se realizou a análise documental que incidiu directamente nos planos de aulas dos docentes de Matemática dos cursos do Ensino da Física, Quimica, Biologia e Geografia, a observação das aulas de Matemáticas nestes cursos desenvolvidos pelos docentes, no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Analisou-se as diferentes fontes bliográficas que abordam a temática em referência. Foram utilizados indicadores do ponto de vista cognitivo, procedimental e actitudinal. Referente a discução realizada se constatou insuficiência na planificação do processo ensino-aprendizagem que alcança uma apropriação activa, criadora, reflexiva, significativa e motivada dos conhecimentos ministrados nas aulas. Da população estudada se recomenda para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem da Matemática organizar e conceber a habilidade matemática como núcleo cognitivo para que dimanize a estutura do conhecimento que se desenvolve e se vai conformando uma rede ou sistema de conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores, e gerar estratégias de aprendizagem para que se resolva problemas.

Författarbiografier

Augusto Veríssimo Victor dos Santos, Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo

 

 

 

Euclides Faustino Costa Fernando, Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo

 

 

Referenser

Chimbinda P. A. (2015). Uma estratégia didática desenvolvedora para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Análise Matemática na Escola Superior Pedagógica do Bié na República de Angola. [Tese Doutoral]. Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varã”. Havana, Cuba.

Delfino, B. Ch. (2017). Estratégia didáctica para o desenvolvimento de habilidades matemáticas no processo de ensino aprendizagem de Analise matemática no ISCED – Huambo. [Tese Doutoral]. Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varã”, Havana, Cuba.

Delgado, J.R. (1995). “Um sistema de habilidades gerais para o ensino da Matemática”. Memórias da 9na. Reunião Centro-americana e do Caribe sobre Formação de Docentes e Investigação em Educação Matemática”. Cidade de Havana, Cuba.

Ferrer, M. (2000). A resolução de problemas na estruturação de um sistema de habilidades matemática na escola medeia cubana. [Tese Doutoral].Instituto Superior Pedagógico “Frank País García”. Santiago de Cuba.

Hernández, H. (1999). O aperfeiçoamento do ensino da Matemática no Ensino superior cubano. Experiência no Algebra Linear. [Tese Doutoral]. Cidade de Havana, Cuba.

Jiménez, M. H. (2013). Proposta para uma Didática da Análise Matemática na formação profissional. Cidade de Havana: Editorial Edições cubanas.

Jiménez, M.H. (2000). Proposta para melhorar a referência e aplicação dos saberes da Análise Matemática na formação de professores. [Tese Doutoral]. UCPEJV. Cidade de Havana, Cuba.

Talízina, N. (1988). Psicologia do ensino. Moscou: Editorial Progresso.

Gilbert, E. M. (2012). Una alternativa didáctica para la estructuración del proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de la asignatura Matemática en la Educación Secundaria Básica. [Tesis Doctoral]. UCP “Enrique José Varona”. La Habana, Cuba.

Valverde, L. (1990). Un método para contribuir a desarrollar la habilidad fundamentar-demostrar una proposición matemática tomando como base una asignatura de Álgebra de primer año de los Institutos Superiores Pedagógicos. [Tesis Doctoral]. Instituto Superior pedagógica “Enrique José Varona”, Ciudad de la Habana.

Zilberstein, J. (2004). Didáctica desarrolladora desde un enfoque histórico cultural. México: Editorial CEIDE.

Púcuta, M. J. (2015). La formación del docente de Matemática en Angola. Revista IPLACC, No 2 marzo-abril. Consultado 12 de enero 2016. Recuperado de http:www.revistaiplacc.rimed.cu.

Hernández, H. (1989). El perfeccionamiento de la enseñanza de la Matemática en la Enseñanza Superior cubana. Experiencia en el Algebra Lineal. [Tesis Doctoral]. Ciudad de la Habana, Cuba.

Hernández, H. (1995). Nodos Cognitivos. Un recurso eficiente para el aprendizaje matemático. IX Reunión Centroamericana y del Caribe sobre Formación de Profesores e Investigación en Matemática Educativa. Ciudad de La Habana, Cuba.

Hernández, H. (2003). Diseño de Planes y Programas de Estudio. Curriculum y formación profesional. CEPES. La Habana. ISBN 959-261-106-8.

Hernández, H. & López M. I. (2003). Os conteúdos de ensino: criterios para uma melhor selecão. Educação y mudança. Revista da Faculdade de Filosofía Bernardo Sayao. Annapolis, Goiás. Brasil. ISSN 0104-4346.

Publicerad

2023-07-16 — Uppdaterad 2023-09-13

Versioner

Referera så här

Delfino, B. C., Victor dos Santos, A. V., & Costa Fernando, E. F. (2023). HABILIDADE MATEMÁTICA COMO NÚCLEO COGNITIVO: UMA PERSPECTIVA DESENVOLVEDORA DO PROCESSO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO : Habilidade Matemática. Revista Portuguesa De Educação Contemporânea, 4(01), 21–37. https://doi.org/10.29327/242598.4.1-1 (Original work published 16 juli 2023)

Nummer

Sektion

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA