HABILIDADE MATEMÁTICA COMO NÚCLEO COGNITIVO: UMA PERSPECTIVA DESENVOLVEDORA DO PROCESSO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO

Habilidade Matemática

Autores

  • Bartolomeu Chindumbo Delfino ISCED - Huambo
  • Augusto Veríssimo Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo
  • Euclides Faustino Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo

DOI:

https://doi.org/10.29327/242598.4.1-1

Resumo

A análise da habilidade matemática que é planificada para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior para as aulas de Matemática têm estado fora da perspectiva à alcançar pelos estudantes neste processo. Empregando um enfoque qualitativo se realizou a análise documental que incidiu directamente nos planos de aulas dos docentes de Matemática dos cursos do Ensino da Física, Quimica, Biologia e Geografia, a observação das aulas de Matemáticas nestes cursos desenvolvidos pelos docentes, no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Analisou-se as diferentes fontes bliográficas que abordam a temática em referência. Foram utilizados indicadores do ponto de vista cognitivo, procedimental e actitudinal. Referente a discução realizada se constatou insuficiência na planificação do processo ensino-aprendizagem que alcança uma apropriação activa, criadora, reflexiva, significativa e motivada dos conhecimentos ministrados nas aulas. Da população estudada se recomenda para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem da Matemática organizar e conceber a habilidade matemática como núcleo cognitivo para que dimanize a estutura do conhecimento que se desenvolve e se vai conformando uma rede ou sistema de conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores, e gerar estratégias de aprendizagem para que se resolva problemas.

Biografias Autor

Augusto Veríssimo, Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo

 

 

 

Euclides Faustino , Instituto Superior de Cências de Educação do Huambo

 

 

Referências

Chimbinda P. A. (2015). Uma estratégia didática desenvolvedora para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Análise Matemática na Escola Superior Pedagógica do Bié na República de Angola. [Tese Doutoral]. Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varã”. Havana, Cuba.

Delfino, B. Ch. (2017). Estratégia didáctica para o desenvolvimento de habilidades matemáticas no processo de ensino aprendizagem de Analise matemática no ISCED – Huambo. [Tese Doutoral]. Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varã”, Havana, Cuba.

Delgado, J.R. (1995). “Um sistema de habilidades gerais para o ensino da Matemática”. Memórias da 9na. Reunião Centro-americana e do Caribe sobre Formação de Docentes e Investigação em Educação Matemática”. Cidade de Havana, Cuba.

Ferrer, M. (2000). A resolução de problemas na estruturação de um sistema de habilidades matemática na escola medeia cubana. [Tese Doutoral].Instituto Superior Pedagógico “Frank País García”. Santiago de Cuba.

Hernández, H. (1999). O aperfeiçoamento do ensino da Matemática no Ensino superior cubano. Experiência no Algebra Linear. [Tese Doutoral]. Cidade de Havana, Cuba.

Jiménez, M. H. (2013). Proposta para uma Didática da Análise Matemática na formação profissional. Cidade de Havana: Editorial Edições cubanas.

Jiménez, M.H. (2000). Proposta para melhorar a referência e aplicação dos saberes da Análise Matemática na formação de professores. [Tese Doutoral]. UCPEJV. Cidade de Havana, Cuba.

Talízina, N. (1988). Psicologia do ensino. Moscou: Editorial Progresso.

Gilbert, E. M. (2012). Una alternativa didáctica para la estructuración del proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de la asignatura Matemática en la Educación Secundaria Básica. [Tesis Doctoral]. UCP “Enrique José Varona”. La Habana, Cuba.

Valverde, L. (1990). Un método para contribuir a desarrollar la habilidad fundamentar-demostrar una proposición matemática tomando como base una asignatura de Álgebra de primer año de los Institutos Superiores Pedagógicos. [Tesis Doctoral]. Instituto Superior pedagógica “Enrique José Varona”, Ciudad de la Habana.

Zilberstein, J. (2004). Didáctica desarrolladora desde un enfoque histórico cultural. México: Editorial CEIDE.

Púcuta, M. J. (2015). La formación del docente de Matemática en Angola. Revista IPLACC, No 2 marzo-abril. Consultado 12 de enero 2016. Recuperado de http:www.revistaiplacc.rimed.cu.

Hernández, H. (1989). El perfeccionamiento de la enseñanza de la Matemática en la Enseñanza Superior cubana. Experiencia en el Algebra Lineal. [Tesis Doctoral]. Ciudad de la Habana, Cuba.

Hernández, H. (1995). Nodos Cognitivos. Un recurso eficiente para el aprendizaje matemático. IX Reunión Centroamericana y del Caribe sobre Formación de Profesores e Investigación en Matemática Educativa. Ciudad de La Habana, Cuba.

Hernández, H. (2003). Diseño de Planes y Programas de Estudio. Curriculum y formación profesional. CEPES. La Habana. ISBN 959-261-106-8.

Hernández, H. & López M. I. (2003). Os conteúdos de ensino: criterios para uma melhor selecão. Educação y mudança. Revista da Faculdade de Filosofía Bernardo Sayao. Annapolis, Goiás. Brasil. ISSN 0104-4346.

Publicado

2023-07-16 — Atualizado em 2023-09-13

Versões

Como Citar

Delfino, B. C., Victor dos Santos, A. V., & Costa Fernando, E. F. (2023). HABILIDADE MATEMÁTICA COMO NÚCLEO COGNITIVO: UMA PERSPECTIVA DESENVOLVEDORA DO PROCESSO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO : Habilidade Matemática. Revista Portuguesa De Educação Contemporânea, 4(01), 21–37. https://doi.org/10.29327/242598.4.1-1 (Original work published 16 de Julho de 2023)

Edição

Secção

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA