PROPOSTA DE TERAPIA GAMIFICADA COM A PLICATIVO DE JOGO PARA PACIENTES EM ESTÁGIO INICIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Palavras-chave:
gamificação, Alzheimer, Aplicativo de jogoResumo
A Doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa progressiva que se caracteriza pela deterioração gradual da função cognitiva, especialmente da memória de curto prazo, acompanhada por uma ampla gama de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais que pioram com o tempo. Além de afetar a memória, a DA compromete a atividade cognitiva, o julgamento e o raciocínio, que são aspectos essenciais do processo mental de percepção. O presente estudo tem como objetivo a criação de um aplicativo de jogos gamificados destinados a pacientes em estágios iniciais da doença. O desenvolvimento do trabalho é fundamentado em discussões teóricas, abrangendo temas como a natureza da DA e a utilização de jogos específicos para indivíduos com Alzheimer. A metodologia adotada para a elaboração do aplicativo consiste em duas etapas: A primeira etapa é realizada uma pesquisa de publicações científicas relacionadas ao tema, incluindo o registro de softwares e a análise de jogos já existentes no mercado. Na segunda etapa, ocorre a avaliação das funcionalidades do aplicativo desenvolvido. O aplicativo será desenvolvido para a plataforma Android.
Referências
ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer . 2023. Disponível em < https://abraz.org.br> acesso em 04/09/2023.
ALZ MEMORY. Passo Fundo, RS: UFP, 2015. 1 Jogo eletrônico.
ASSIS, S. A. C. N. et al. “Efeitos do treino com jogos de videogame na cognição de idosos: revisão sistemática”. Sci Med, v. 25, n. 3, 2015.
BALDISSERA, Olívia. O que é gamificação e como ela aumenta o engajamento. Negócios e Gestão. Paraná: Pospucdigital, 2021. Disponivel em <https://posdigital.pucpr.br/blog/gamificacao-engajamento> acesso em 27/08/2023.
BERNDT, Alexandre; CARVALHO, Sergio Teixeira de; ALBUQUERQUE, Eduardo Simões de. Classificação para aplicações terapêuticas gamificadas para pacientes com Alzheimer. In XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 27 a 30 de novembro - Goiânia – Brasil. Disponível em < http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis.> acesso em 04/09/2023.
BRASIL. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 4364, 26/08/2020. Institui a Política Nacional de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2020. Disponível em:<https://legis.senado.leg.br/sdleg- getter/documento?dm=8881883&ts=1638548019349&disposition=inline9.> Acesso em: 22/01/2022.
BURLÁ, CLAUDIA. A aplicação das directivas antecipadas de vontade na pessoa com demência. 2016.
CALDAS, CP. O idoso em processo de demência: o impacto na família. In: MINAYO, MCS., and COIMBRA JUNIOR, CEA., orgs. Antropologia, saúde e envelhecimento [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. Antropologia & Saúde collection, pp. 51-71. Disponível em https://books.scielo.org/id/d2frp/pdf/minayo- 9788575413043-05.pdf > Acesso em 01/02/2022.
CAPP, Edison; NIENOV, Otto Henrique (Orgs.). Bioestatística Quantitativa Aplicada. Porto Alegre: UFRGS, 2020. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia).Disponível em < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213508/001117626.pdf?sequence =1> acesso em 04/02/2022.
CARVALHO, Paula Danielle Palheta; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; PEDROSO, Janari da Silva. Tratamentos não farmacológicos que melhoram a qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 65, p. 334-339, 2016.
CARREIRO, Marcos Vinicius Hernandes da Silva, [et.al.]. Remember – Uma proposta de jogo para cuidadores de portadores de Alzheimer. Braz. J. of Develop, Curitiba, v. 6, n.5, p. 24719 - 2 4729, mai. 2020. Disponível em < https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/9594/8067 > Acesso em 29/01/2022.
CARVALHO, Paula Danielle Palheta; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; PEDROSO, Janari da Silva. Tratamentos não farmacológicos que melhoram a qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática : REVISÃO DE LITERATURA. J. bras. psiquiatr. 65, 4, Oct-Dec 2016. Disponível em < https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/JfTFw7sN8ZrBQpj58LVffYN/abstract/?lang=pt > 23/01/2022.
COTA T, Ishitani L, VIEIRA N. Mobile game design for the elderly: A study with focus on the motivation to play. Computers in Human Behavior. 2015;51:96-105.
DIAS, Jéssica David et. al. Desenvolvimento de Serious Game como Estratégia para Promoção de Saúde e Enfrentamento da Obesidade Infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2016; 24 e 27.Ribeirão Preto, 2016.
DUARTE et. al., Jogos Sérios para a Saúde: Estimulação Cognitiva em Doentes com a Demência Alzheimer com Recurso ao Delaying Alzheimer. Tese (Mestrado em Multimédia) -Universidade do Porto. Porto, 2015
EVOLUÇÃO da Doença. ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer . 2019. Disponível em < https://abraz.org.br/2020/sobre-alzheimer/evolucao-da-doenca- 2/#:~:text=O%20est%C3%A1gio%20inicial%20raramente%20%C3%A9,de%20quan do%20a%20doen%C3%A7a%20come%C3%A7a.> Acesso em 01/02/2022.
HATTORI H, HATTORI C, HOKAO C, MIZUSHIMA K, MASE T. Controlled study on the cognitive and psychological effect of coloring and drawing in mild Alzheimer’s disease patients. Geriatr Gerontol Int. 2011.
INOUYE K, OLIVEIRA GH. Avaliação crítica do tratamento farmacológico atual para doença de Alzheimer. Infarma. 2004.
ILHA Silomar, [et al.]. Complex educational and care (geron) technology for elderly individuals/families experiencing Alzheimer’s disease. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(4):726-32. [Thematic Edition “Good Practices: Fundamentals of care in Gerontological Nursing”] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0687 . Disponivel em < https://www.scielo.br/j/reben/a/v4Fd4mKQyg4pykvzt88GsVk/?lang=pt#> acesso em 27/08/2023
LIMA, Daniele Aguiar; LOURENÇO, Roberto Alves. Adaptação para o Português da seção A do Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - Revised Version (CAMDEX-R) para o diagnóstico de demência. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26 (7):1345-1354, jul, 2010. Disponível em < https://www.scielosp.org/article/csp/2010.v26n7/1345-1354/> acesso em 04/02/2022.
LOPES, Bernardo; [et. al.]. Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas. Rev Bras Oftalmol. 2014; 73 (1): 16-22. Disponível em < https://www.scielo.br/j/rbof/a/b9DM74ZBhb4CmK7CQ35wF4R/?format=pdf&lang=pt> acesso em 04/02/2022.
LUMOSITY: Treinar Cérebro. EUA: Lumos Labs, Inc., [s.d], 1 jogo eletrônico.
LUMSDEN, Jim; [et. al.]. Gamification of cognitive assessment and cognitive training: A systematic review of applications and efficacy. JMIR serious games.Vol 4, n. 2, Jul-Dec.2016. Disponível em < https://doi.org/10.2196/games.5888.> Acesso em 23/01/2022.
MARTEL, M. R. F.; COLUSSI, E. L.; DE MARCHI, A. C. B. “Efeitos da intervençãocom game na atenção e na independência funcional em idosos após acidente vascularencefálico”. Fisioter. Pesqui., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 52-58, 2016.
MATYAS N, KESER AF, WAGNER G, TEUFER B, AUER S, GISINGER C, et al. Continuing education for the prevention of mild cognitive impairment and Alzheimer’s-type dementia: A systematic review and overview of systematic reviews. BMJ Open. 2019.
MATERKO, Wallner; FERNANDES, Dayanne Freires; BRITO, Maysa de Vasconcelos. Bases Morfológicas do Envelhecimento Humano: Quem gostaria de alcançar a longevidade? Porto Alegre: PLUSS/ Simplíssima, 2020.
MEMOKIDS - JOGOS DE MEMÓRIA. EUA: Monkey Games Labs, [s.d], 1 jogo eletrônico
MEMORYLIFE. Belém : UFPA, 2016, 1 Jogo eletrônico.
MINDMATE - For a healthy brain, EUA: MINDMATE LTD, 2021. 1 Jogo eletrônico.
NEURONATION MEMORIA TRAINER. Alemanha: NeuroNation, 2011, 1 jogo eletrônico.
NING, Huansheng, [et. al.]. A Review on Serious Games for Dementia Care in Ageing Societies.IEEE journal of translational engineering in health and medicine. v.8,1400411, 2020.Disponivel em.< https://https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32537264/ > acesso em 27/01/2022.
OYA: Jogos de Alzheimer,Iguais. Turquia: Akin ILKYAZ, 2021. 1 jogo eletrônico
PLANEJAMENTO de jogos digitais para multiplataformas. Rede Fecomércio RS de Educação. Disponível em.< https://www.senacrs.com.br/cursos_rede/planejamento_de_jogos_digitais_para_mult iplataformas/html/metodologias_desenvol_%20jogos/index.html#:~:text=Na%20litera tura%20de%20jogos%20digitais,todas%20as%20metodologias%20apresentadas%2 0anteriormente. Acesso em 29/01/2022.
ROMANO, Lucas Gabriel Maltoni; MARTINELLI, José Eduardo. Análise do teste Cambridge Cognitive Examination (CAMCOG) em idosos com 80 anos ou mais com e sem doença de Alzheimer. Geriatr Gerontol Aging. V10, n. 165, 2016. (Resumo de Tese).
SÁNCHEZ-VALDEÓN L, FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ E, LOMA-RAMOS S, LÓPEZ-ALONSO AI, BAYÓN DARKISTADE E, LADERA V. Canine-assisted herapy and quality of life in people with alzheimer's-type dementia: Pilot study. Front Psychol. 2019
SAVICH, George; [et.al.].Cognitive Training Using a Novel Memory Game on an iPad in Patients with Amnestic Mild Cognitive Impairment (aMCI). International Journal of Neuropsychopharmacology, Volume 20, Issue 8, August 2017, Pages 624–633. Disponível em < https://doi.org/10.1093/ijnp/pyx040.> Acesso em 23/01/2022.
SENADO analisa propostas para enfrentamento do Alzheimer : Senadonoticias. Disponivel em <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/01/senado- analisa-propostas-para-enfrentamento-do-alzheimer> Acesso em 24/01/2022.
SILVA, Eduarda; GONÇALVES, Bruno; VAZ, Cátia (2022). As tecnologias digitais na educação e formação de cuidadores formais de Alzheimer. In VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC 2022. Bragança: Instituto Politécnico. p. 182-196. ISBN 978-972-745-293-4. Disponivel em < https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/25890> acesso em 27/08/2023.
SIE-YI, Laura Lim;CHEPA, Noraziah. Criteria of Mobile Psychotherapy Games for Memory Disorder: A Systematic Literature Review. International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM).University Utara Malaysia, Kedah,Malaysia. Vol. 14, No. 05, 2020.
TORRES, A. “Cognitive effects of video games on older people”. InternationalConference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies [Abstract], v.19, p. 191-198, 2008.
TREINE O SEU CÉREBRO. EUA: Senior Games, 2023, 1 jogo eletrônico.
VIOLA LF, NUNES PV, YASSUDA MS, APRAHAMIAN I, SANTOS FS, SANTOS GD, et al. Effects of a multidisciplinar cognitive rehabilitation program for patients with mild Alzheimer's disease. Clinics, 2011.
WERBACH; KEVIN; HUNTER, Dan. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012. Disponivel< https://www.yfimag.org/frameworks/werbach-hunter-2014-the-6d-framework/> acesso em 04/09/2023.
ZIDAN M, ARCOVERDE C, ARAÚJO NB, VASQUES P, RIOS A, LAKS J, DESLANDES A. Alterações motoras e funcionais em diferentes estágiosda doença de Alzheimer. Rev Psiq Clín. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional