OFERTA E DEMANDA DE ENERGIA NO AMAPÁ: ESTRANGULAMENTO E RESTRIÇÃO AO MERCADO LOCAL

Autores

  • Inajara Amanda Fonseca Viana
  • Antônio Pinheiro Teles Júnior
  • Antônio Sérgio Monteiro Filocreão

Palavras-chave:

Setor Energético , Demanda , Consumo Amapá

Resumo

Os estudos sobre consumo de energia elétrica no Amapá têm por finalidade apresentar uma
abordagem histórica voltada à compreensão sobre os fatores que demandaram o aumento
deste. Diante desse contexto de evolução da energia elétrica, surgiu o seguinte questionamento: quais as dificuldades e transformações o setor energético sofreu no estado do Amapá no período de 1990 a 2010. Como metodologia, foi realizado um levantamento
bibliográfico em artigos, dissertações, livros e sites. Os resultados mostram que o estado teve um crescimento populacional no período investigado, o que influenciou no aumento do
consumo de energia. Uma vez que as discussões aqui neste trabalho tornearam a pouca
demanda de energia em relação aos demais estados, pode-se perceber que a evolução desse
setor, se deu não só no crescente consumo local nos últimos anos, mas também, na exportação de energia, o que se torna viável para a instalação de grandes projetos no local.

Referências

SANTOS FILHO, ARNALDO,.Energia elétrica: perdas comerciais, ineficácia dos Programas de conservação e aumento da geração Termoelétrica no estado do amapá. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Macapá, 2010.

BECKER, Bertha K. Ciência, Tecnologia e Inovação – Condição do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. 4ª CNCTI – Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2012.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007

Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA. Disponível em:>http://www.cea.ap.gov.br/>. Acesso em, junho de 2015.

DURANTE, Daniela Giareta e Fávero, Altair Alberto (org). Gestão Secretarial: Formação e atuação profissional. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

DRUMMOND, José Augusto e PEREIRA, Mariângela de A. Povoas. O Amapá nos tempos

do manganês. Rio de Janeiro: Garamond, 2007

DOILE, Gabriel N. D. de NASCIMENTO, Rodrigo L.. LINHÃO DE TUCURUÍ – 1.800 km DE INTEGRAÇÃO REGIONAL.T&C Amazônia, Ano VIII, Número 18, I Semestre de 2010.

EDITAL DE LEILÃO NO 004/2008-ANEEL ANEXO 6B – LOTE B – interligação Tucuruí – Macapá – Manaus: trecho Oriximiná – Macapá.

FILOCREÃO, Antônio Sérgio Monteiro. Estudos sobre o desenvolvimento do Estado do Amapá. Ed. Fundação Perseu Abramo. Macapá – 2013.

MARQUES, Derivan Dutra, et al. Variação da radiação solar no Estado do Amapá: estudo de caso em Macapá, Pacuí, Serra do Navio e Oiapoque no período de 2006 a 2008. Revista Brasileira de Meteorologia,v.27, n.2, 127 - 138, 2012

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento. 6. ed. São Paulo: HUCITEC, 2000.

TALMASQUIN, Maurício Tyomno.Perspectivas e planejamento do setor energético no Brasil. Estudos avançados 26 (74) – 2012.

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Inajara Amanda Fonseca Viana, Antônio Pinheiro Teles Júnior, & Antônio Sérgio Monteiro Filocreão. (2017). OFERTA E DEMANDA DE ENERGIA NO AMAPÁ: ESTRANGULAMENTO E RESTRIÇÃO AO MERCADO LOCAL. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 2(03), 107–124. Obtido de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/158