A QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NA AMAZÔNIA.
Parole chiave:
Administração Pública , Instituição Pública de Ensino Superior , FiscalizaçãoAbstract
O presente artigo tem o tema de a qualificação dos gestores para uma instituição de ensino superior na Amazônia, que originou a problemática como fiscalizar o gerenciamento dos recursos de uma instituição pública de ensino superior na Amazônia?Inicialmente foram desenvolvidos estudos para demonstrar a finalidade de uma instituição de ensino superior, por isso foi utilizada para servir de objeto de pesquisa à Universidade do Estado do Pará (UEPA) é uma autarquia de regime especial que conta com 2330 servidores técnicos administrativos atuando e 50(cinquenta) municípios dos 20(vinte) campis. A pesquisa foi desenvolvida através de questionários com 15 (quinze) perguntas abertas e fechadas a 60 (sessenta) servidores e funcionários que desenvolvem a sua atividade na universidade pública, uma serie de fatores que foram abordados, como identificar as pessoas que
fazem parte do funcionalismo, mensurar o grau de satisfação dos funcionários que fazem parte dessas instituições, demonstrar como ocorre a normatização dessas organizações, com isso foi demonstrada também a forma como é prestado o serviço, a autonomia exercida na forma vigente em lei e na constituição federal, bem como no enquadramento de modelo de organização, na descentralização, para isso é importante ter eficiência no controle como função administrativa destacadas no estudo.
Riferimenti bibliografici
Bell, J. (2010). Como realizar um projeto de investigação.Umguia para a pesquisa em ciências sociais. Trad. Maria João Cordeiro. Lisboa: Gradiva Publicações, S.A.
Bosson, G. de B. M. (1994). Direito Internacional Público. Belo Horizonte: DelRey.
BRASIL, Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000. Estabelece normas de finança públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília – DF, 04 mai. 2000
Cavalheiro, J. B., & Flores, P. C. (2007). A organização do sistema de controlo interno municipal.(4ª ed.). Porto Alegre: CRC-RS.
Constituição da República Federativa do Brasil DE 1988 (2010). Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 66/2010, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. (33ª ed.). Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara.
Chiavenato. Teoria Geral da Administração, São Paulo, MAKRON BOOKS, 1993
Dubrin, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. Trad.James Sunderland Cook e Martha Malvezzi Leal.São Paulo: Thomson, 2003
Lei Federal nº. 4.320,de 17 de março de 1964 (1964). Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controlo dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L4320.htm. Acesso em 15 de Novembro de 2014.
Meirelles, H. L. (1990). Direito Administrativo Brasileiro. (26ª ed.). São Paulo: Malheiros, 2001
Mello, C. A. B.de.(2008) Curso de direito administrativo. (25ªed.)São Paulo: Malheiros, 2008.
Wainer, J. (2010) Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a ciência da computação. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/mestrado/mqp/material/textos/Pesquisa.pdf>. Acesso em: 15 de outubro de 2014.
Weber, M. (1968). História Geral da Economia. São Paulo: Mestre Jou.
Welsch,G. A.(1983).Orçamento empresarial. Tradução AntonioZorattoSanvicente. (4ªed. )São Paulo: Atlas
Procópio Júnior, P. J., Ferreira, M. C., Ferreira, L.C.A., Silva, D. C., & Martins, P. L. (2012). A Importância do Controlo Interno como Ferramenta de Controladoria na Administração Pública. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT).
Ramos, K. A. (2010). Semeando nos Campos colhendo projetos: um estudo a cerca dos projetos de vidas de jovens assentados estudantes do curso, de nível médio, técnico em Agropecuária.Artigo de Especialização em Educação do Campo, Desenvolvimento Sustentabilidade. Belém: ICED/UFPA
Tavares, M.C. (2005). Gestão Estratégica. (4ªed. )São Paulo: Atlas
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional