(RE)LEITURA DE COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES EXPERIMENTADOS POR UNIVERSITÁRIOS PARTICIPANTES DE HACKATHON NA PERSPECTIVA DO METAMODELO DE FILION
DOI:
https://doi.org/10.29327/237867.9.1-1Palabras clave:
Hackathon, Metamodelo de Filion, Comportamento EmpreendedorResumen
O texto aborda o hackathon como um evento de inovação que tem ganhado popularidade nos últimos anos, seja no contexto educacional, seja no de empreendedorismo. Os hackathons são eventos colaborativos de curta duração, nos quais os participantes de diferentes áreas do conhecimento se reúnem para desenvolver soluções a um desafio específico. O objetivo desta pesquisa é realizar uma (re)leitura de comportamentos empreendedores experimentados por universitários participantes de hackathons, tendo como referência o metamodelo do processo de pensar através de uma visão, proposto por Filion (1993). O metamodelo de Filion identifica cinco elementos interconectados que são essenciais para o processo de pensar por meio de: cosmovisão, visão, energia, liderança e sistema de relações. A metodologia foi qualitativa, exploratória e bibliográfica. Os resultados apontam que o comportamento empreendedor é derivado da motivação que favorece a visão, energia, liderança, cosmovisão e sistemas de relações, essenciais para o desenvolvimento social, cultural e de negócios. A pesquisa aponta para a importância de eventos hackathon para o desenvolvimento do comportamento empreendedor e que pode ajudar os universitários a desenvolver habilidades empreendedoras, como criatividade, resolução de problemas, comunicação e liderança.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-05-23 (2)
- 2024-04-30 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional