A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Tecnologias da Informação, Construção do Conhecimento , Educação a distânciaResumen
O grande número de informações, e a necessidade de gerenciamento desse ativo intangível, tornou imperativo às organizações contemporâneas saber trabalhar com esse elemento. A gestão da informação exerce influência nos modelos de organização contemporâneos e firma-se como parte integrante dos processos sistêmicos e convencionais. Por sua vez, a revolução digital modificou a vida em geral e alcança cada vez mais todas as atividades produtivas. Em decorrência, é natural a associação do avanço tecnológico a recursos com vastas alternativas de gerenciamento da informação. As tecnologias da informação constituem inovadoras formas de realizar as atividades organizacionais e de disponibilizar a informação. Na educação não é diferente. Este estudo é uma reflexão sobre as implicações e possibilidades da Gestão da Informação como forma de incrementar a ação educativa a distância, enfatizando a importância da informação como insumo vital para o conhecimento e considerando o condizente afinco entre ambas. Sob o foco da concepção, importância e perspectivas do tema, evidenciou-se a informação como a essência dos processos de construção do conhecimento; portanto, seu gerenciamento é imprescindível para que a informação útil e relevante esteja sempre acessível, rápida e eficientemente.
Citas
ALECRIN, Emerson. O que é tecnologia da informação? Disponível em <http://www.infowester.com/ti.php>. Acesso em 07 de julho de 2011.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. Disponível em <http://books.google. com.br/books?id=BciuHdHIHPwC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 10 de julho de 2011.
BRAGA, Ascenção. A gestão da informação. Disponível em <http://www.ipv.pt/millenium/19_arq1.htm>. Acesso em: 15 de junho de 2011.
HACK, Josias Ricardo. Gestão da Educação a Distância. Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009.
LASTRES, Helena M. M. Informação e conhecimento no nova ordem mundial. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n1/28n1a09.pdf>. Acesso em: 8 de junho de 2011.
McGEE, James; PRUSAR, Laurence. Gerenciamento Estratégico da Informação: aumente a competitividade e a eficiência de usa empresa utilizando a informação como ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1994. 3ª ed.
NEVES, Ricardo Siqueira; FREIRE, Isa Maria. Gestão da informação em ambientes virtuais: uma pesquisa exploratória. Disponível em . Acesso em 18 de maio de 2011.
PAULA, Keilla C. de.; FERNEDA, Edilson.; CAMPOS FILHO, Mauricio P. de. Elementos
para implantação de cursos à distância. Colabor@ - Revista digital da CVARicesu.Vol.2. nº7, Maio 2004.
SANTOS, MaribelYasmina; RAMOS, Isabel. Business Intellegence: tecnologia da informação na gestão do conhecimento. FCA: Rio de Janeiro, 2009. 2 ed.
SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Das “ciências” documentais a ciência da informação. Porto: Afrontamento, 2002.
SILVEIRA, Henrique. Gestão da Informação em organizações virtuais: uma nova questão para a coordenação interorganizacional no setor público. Disponível em . Acesso em 17 de maio de 2011.
SIMON, Imre. A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento: O que é informação? Como ela age? Disponível em <http://www.ime.usp.br/~is/ddt/ mac333/aulas/tema-11-24mai99.html>. Acesso em 04 de julho de 2011.
SOBRINHO, Álvaro Caetano Pimentel. Da documentação à Revolução Informacional. Disponível em <http://189.50.200.208/seer/index.php/localdatacenter/ article/viewArticle /24>.Acesso em 04 de julho de 2011.
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de. Histórico da EaD no Brasil. Disponível em <http://deficinciaintelectual.blogspot.com/2010/11/historico-da-ead-no-brasil.html>. Acesso em 11 de julho de 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional