ATLETAS TAEKWONDISTAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA GESTÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.
Paraules clau:
Gestão em Micro e Pequenas Empresas, Tecnologias da Informação , Comunicação organizacional, Treinamento , TaekwondoResum
O objetivo deste artigo é realizar uma discussão pontual e introdutória acerca da gestão de treinamento de atletas taekwondistas infantis da equipe Bang Minas, na cidade de Diamantina, Minas Gerais. Utiliza-se, como ponto de partida, referenciais teóricos sobre gestão de serviços e tecnologias da informação e comunicação, as TICs, que apoiam e tornam mais eficientes a tomada de decisão do gestor. Em um segundo momento, apresenta-se uma descrição simplificada da trajetória da equipe mencionada, que ilustra a importância e atualidade do tema. Buscou-se, no curto espaço disponível para este artigo, apresentar a equipe de forma sucinta, com seus desafios e potencialidades, apontando possibilidades tecnológicas que poderiam auxiliar o gestor da equipe a alcançar os seus objetivos atendendo às expectativas dos seus clientes.
Referències
BANG TAEKWONDO CLUB (2008). Apostila. Marília: SP.
Barbanti, V.J. (1994). Teoria e prática do treinamento esportivo. 2º ed. São Paulo: Edgard Blücher.
Bastos, E. O mercado de lutas no Brasil. Disponível em: http://www.negociofitness.com.br/fitness/lutas/o-mercado-de-lutas-no-brasil/#.UuenUXBTvIV Acesso em: 20 de nov. de 2013.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. (2012). Tecnologia da Informação para os esportes. In: ______.XXVI Prêmio Jovem Cientista - Caderno do professor: inovação tecnológica nos esportes. Brasília: CNPq, 86-103. Disponível em:
<http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2013/pjc/imagens/publicacoes/08_KitXXVIPJC_CadernoConteudo_Cap4.pdf.> Acesso em:18 de Nov. de 2013.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Software ajuda a analisar lutas de judô. Disponível em: < http://www.eefe.usp.br/?destaque%2Fmostrar%2Fid%2F481 > Acessado em: 20 nov. 2013.
Katz, L. (2003). Inovações na Tecnologia Esportiva: implicações para o Futuro. Rev. Educ. Fís., Conselho Federal de Educação Física, 3 (Ed.). Disponível em: < http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3449> Acesso em: 21 nov. 2013.
Lovelock, C., Wirtz, J., Hemzo, M.A. (2011). Novas perspectivas de marketing na economia de serviços. In: ______. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7(Ed.) São Paulo: Person Prentice Hall, 3-37.
Lovelock, C., Wright, L. (2001). Evolução dos serviços numa era de mudanças. In: ______. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 5-27.
Mocsányi, V, Bastos F.C. (2005). Gestão de pessoas na administração esportiva: considerações sobre os principais processos. Rev. Mackenzie de Educ. Fís. e Esporte 4(4): 55-69.
Rocha, C.M., Bastos, F.C. (2011). Gestão do esporte: definindo a área. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, 25(V), p.91-103.
Santinha, J.A.A. Desenvolvimento de uma Ferramenta de Avaliação da Performance de Atletas. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
Sobral, F., Peci, A.(2013). A tomada de decisão em administração. In: ______. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro.2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, p.143-173.
Tamborindeguy, A.C., Tirloni, A.S., Reis, D.C., Freitas, C.R., Moro, A.R.P., Santos, S.G. (2011). Incidência de Lesões e Desvios. Posturais em Atletas de Taekwondo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 4, p. 975-990, out./dez.
Publicades
Com citar
Número
Secció
Llicència
Drets d'autor (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Aquesta obra està sota una llicència internacional Creative Commons Reconeixement-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional