QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUALITY OF LIFE AT WORK A STUDY BIBLIOGRAPHIC
Palavras-chave:
Gestão de Pessoas , Qualidade de Vida no Trabalho , Sistema de RecompensaResumo
Este artigo faz uma retrospectiva do conceito Dada a importância dos impactos do trabalho tanto positivos, como negativos, na qualidade de vida das pessoas e como estes impactos podem estar relacionados aos objetivos, atividades e resultados estabelecidos e requeridos pelas empresas. Este artigo visa rever os conceitos sobre qualidade de vida no trabalho, onde foi realizado um estudo sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) desde a década de 1950 até os dias de hoje. Compreende-se qualidade de vida no trabalho como uma expansão da forma com que os programas de qualidade têm otimizado o bem-estar das pessoas, a condição de vida e as satisfações do trabalhador, bem como, melhorado consequentemente os resultados das empresas. Este artigo teve como objetivo, compreender quais são as concepções gerenciais e avaliar as transformações dos aspectos relacionados aos programas de qualidade de vida no trabalho.
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.
BOSQUETTI, Marcos Abílio; FRANÇA, Ana Cristina Limonge; VELOSO, Henrique Maia. A Concepção gerencial dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no setor elétrico brasileiro. São Paulo: FEA-USP, Agosto de 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6.ed. Rio de Janeiro: campus, 2000.
DE MASI, Domenico. O fututo do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 3.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
DRUCKER, P. F. Desafios Gerenciais para o Século XXI. 2. tiragem. São Paulo: Pioneira, 2000.
FAYOL, Henri. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. 10.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
FERREIRA, A. Antônio; REIS, Ana C. F; PEREIRA, Maria I. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. Evolução e Tendências da Moderna Administração de Empresas. São Paulo: Pioneira, 1999.
FRANÇA, Ana Cristina Limonge. Qualidade de Vida no Trabalho – conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.
________, Ana Cristina Limonge; OLIVEIRA, Patrícia Morilha. Avaliação da gestão de programas de Qualidade de Vida no Trabalho. RAE-eletrônica, v. 4, n. 1, Art. 9, jan./ jul.2005.
LEVERING, Robert. Um excelente lugar para se trabalhar: o que torna alguns empregadores tão bons (e outros tão ruins. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1986.
OFFE, Claus. Trabalho: a categoria-chave na sociologia? In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: ANPOCS, 10(4), jun/1989.
REVISTA EXAME: http:/ / exame.abril.com.br/ carreira/ noticias/ as-melhoresempresas-para-trabalhar-segundo-a-voce-sa-exame?p=14#link
RODRIGUES, Marcus. Qualidade de Vida no Trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANT'ANNA, Anderson de Souza; MORAES, Lúcio Flávio Renault de. O movimento de qualidade de vida no trabalho; um estudo de suas origens, evolução, principais abordagens e avanços no Brasil. Belo Horizonte; CEPEAD_UFMG, 1998.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.
VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo: 2001 Janeiro/Março.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional