A SUSTENTABILIDADE COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM PROJETO COMPETITIVO UTILIZANDO FERRAMENTAS SUSTENTÁVEIS.
Palavras-chave:
Competitividade , Sustentabilidade , Metodologias Sustentáveis , OrganizaçõesResumo
A competitividade entre as organizações empresariais esta a cada dia mais acirrada, obter uma vantagem com relação às outras é o que muitas buscam, porem sem um planejamento estratégico elaborado de forma que venha a gerar lucro e agregar valor a marca, não se pode obter tal vantagem. Superar a concorrência utilizando metodologias e recursos que hoje estão disponíveis e acessíveis para toda e qualquer empresa, é um desafio que
muitas dessas ainda não conhecem e acabam por fazer parte de uma estatística onde muitas empresas fecham suas portas em menos de dois anos. Hoje a preocupação com o planeta e a sustentabilidade esta em foco, e as empresas sabendo utilizar dessa metodologia, podem começar a se tornar mais competitivas utilizando metodologias sustentáveis, sabendo utilizar os recursos e matérias primas de uma melhor forma onde essa empresa poderá obter um lucro e assim superar a concorrência. Utilizar metodologias sustentáveis é um
elemento que faz com que toda empresa seja superior a soma das unidades dos negócios concorrentes, pois assim poderá a mesma ganhar mercado e ao mesmo tempo fidelizar e encantar clientes.
Referências
BARNEY, JAY B. Resourse-based theories of competitive advantage: A ten-year retrospective on the resource based view. Journal of Management, 6, 2001, Disponível em: <http://jom.sagepub.com/cgi/content/abstract/27/6/643>
CAVALCANTE, Clóvis . Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e politicas públicas. São Paulo: Cortes: Recife, 2002
CHAGAS, Marco Antonio. Sustentabilidade e gestão ambiental no Amapá: Saberes Tucujus:Macapá: SEMA, 2002
DORNELAS, José Carlos, Empreendedorismo: transformando idéias em negócios, Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.
DRUCKER, Peter Ferdinand, Administrando para o futuro: os anos 90 e a virada do século, 2003.
FLEURY, A., FLEURY, M. T. Estratégias competitivas e competências essenciais: perspectivas para a internacionalização da industria no Brasil . São Carlos, Agosto de 2003.
http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/revistagerenciais/rgerenciais_v5n1/rgv5n1esp.pdf#page=37 Acessado em 02/06/2012 as 17:36.
JÚNIOR, Arlindo Philippi e PELICIONE, Maria Cecília Focesi, editores: Educação Ambiental e Sustentabilidade, Barueri, São Paulo: Manole, 2005
KRAMES, Jeffrey A., A cabeça de Peter Drucker, Rio de Janeiro, 2010.
PORTER, Michael. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro, Campos, 1999.
Revista Brasileira de Administração, Sustentabilidade, Ano XVIII, Novembro/Dezembro de 2008 Nº 67
SEBRAE AMAPÁ, Histórias de Sucesso: Experiências Empreendedoras, Amapá, Macapá, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional