Uma Uma análise pedagógica do banco nacional de itens do ENADE para cursos avaliados em 2017
Palavras-chave:
Avaliação da Educação Superior; Banco Nacional de Itens; ENADE.Resumo
Este artigo se propõe a discutir funcionalidades pedagógicas do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a prova do ENADE e; propor medidas pedagógicas que possam trazer melhorias para o abastecimento de Itens no BNI-ENADE com base em análise de dados sobre o aproveitamento de Itens para este banco. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica documental e uma busca de dados e informações disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira (INEP) e, com isso, chegar aos pontos de análises relacionados com o BNI-ENADE. Os resultados mostram que o aproveitamento de Itens foi positivo para os cursos avaliados na edição do ENADE de 2017.
Referências
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm . Acesso em: 10 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/Portaria%20n%C2%BA%202051.pdf . Acesso em: 12 de set. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro do BNI. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35017-banco-nacional-de-itens . Acesso em 11 de jul. 2020.
CAMPOS, Fernanda Cristina Santos. Elaboração da prova do ENADE e no modelo do banco nacional de itens. Dissertação (Mestrado – Programa de pós-graduação profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Área de concentração: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) Faculdade de Educação - CAEd/UFJF. Juiz de Fora – MG, 2013.
CERRI, Rosilene. Palestra na PUC-Campinas: BNI ENADE. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2016/04/proavi-palestra-sobre-bni-seminarios-enade2014.pdf . Acesso em: 13 de jun. 2019.
ENAP. Ações premiadas no 18° Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Pereira, S. F. (Org.) Criação do Banco Nacional de Itens do ENADE. Brasília: ENAP, 2014.
INEP. Guia BNI – DAEB. Guia de elaboração e revisão de Itens. v. 1. Brasília: INEP. 2010.
INEP. Edital de chamada pública. Cadastro de elaboradores e revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI - ES). Brasília: INEP. 2019.
INEP. O que é o ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade . Acesso em: 11 de ago. 2019.
INEP. ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso em: 11 de ago. 2019.
INEP. O que é o BNI. Disponível em: http://inep.gov.br/banco-nacional-de-itens. Acesso em: 11 de jul. 2019.
SOARES, Marina Nunes Teixeira; HORA, Paola Matos; CASEIRO, Luís. O Banco Nacional de Itens do ENADE: iniciativa para democratização e avanços nos processos da avaliação da Educação Superior. 2º Simpósio Avaliação da Educação Superior. Porto Alegre, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional