UMA CONTRIBUIÇÃO PARA COMPETÊNCIAS E CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS: PESQUISA–AÇÃO APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA EMPREENDEDORES
Palavras-chave:
Empreendedorismo Social , Jogo de Tabuleiro , CompetênciasResumo
Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de um jogo que estimule a
evolução de competências e características empreendedoras em estudantes e empreendedores que tenham vontade de buscar um novo meio de desenvolvimento cognitivo. O jogo foi construído como um tabuleiro físico, mas também futuramente ele deve ter forma tecnológica, usando a internet. Ao jogar com um dado, para cada passo há um desafio diferente. Conforme o jogador passa de casa em casa no tabuleiro, o nível de dificuldade aumenta. A metodologia utilizada é de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Gil (2002), foi reconhecido como algo extremamente útil, sobretudo por pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”. Diferente das demais metologias, ele se destaca pelo seu modo de ação que envolve o empreendedor e os diferentes grupos interessados. Com parceira da empresa “Empreendi Na Rede” e do Centro Universitário FEI, proposta de pesquisa desenvolvida por alunos e professores. Essa pesquisa se relaciona com as disciplinas que estudam métodos inovadores de gestão, competitividade e teorias inovadoras na Administração. Praticando as teorias apresentadas em aula, vivenciadas por meio da pesquisa-ação, desenvolvendo-se uma ferramenta para empreendedores através de jogos lúdicos.
Referências
BELLO, Leo. Dando as cartas nos negócios: o sucesso com os ensinamentos do Poker. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014. 207 p.
BOTTION, Ivan. Teoria das necessidades adquiridas: Teoria de McClelland – Motivação; Esoterikha. Disponível em: <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/teoria-das-necessidades-adquiridas-teoria-de-macclelland-motivacao.php>. Acesso em: 12 jul. 2016.
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2.ed. São Paulo: Elsevier, 2009.
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 299 p.
DUTRA, Joel Souza et al (Org.). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001. 130 p.
ENTERPRISING Up: Academia de ideias. Academia de ideias. Disponível em: <http://www.eup.net.br/post/como-o-ambiente-ludico-propicia-melhor-aprendizado/9>. Acesso em: 02 mar. 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice-hall, 2007. 180 p.
LOPES, Dante (Org.). Empreendi na Rede. 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2017.
PERPÉTUO, Antônio Carlos Guarini. SUPERA, Método. Curso Método Supera: ginástica para o cérebro. Disponível em: <http://treino.metodosupera.com.br/curso-supera-ginastica-para-o-cerebro/adultos/?desafio=dW0&id;=>. Acesso em: 12 jul. 2016.
REIS, Eric. A Startup Enxuta: Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação. [s.l.]: Casa da Palavra, 2012. 224 p.
RESENDE, Ênio J.; BOTELHO, Luis Ricardo F. O livro das competências: desenvolvimento das competências: a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. 224 p.
SERAFIM, Tiago. Sudoku; Racha Cuca. Disponível em: <https://rachacuca.com.br/logica/sudoku/>. Acesso em: 14 jul. 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional