A relevância da inteligência emocional na gestão de conflitos Caso de estudo na estrutura residencial para idosos da Associação Casapiana de Solidariedade de Lisboa (Portugal)
Sammendrag
O objetivo deste estudo tem como finalidade entender a importância da inteligência emocional (IE) na gestão de conflitos, e em que medida é um fator determinante nas relações interpessoais em contexto laboral. Desta forma, o objetivo desta investigação foi perceber se os indivíduos da residencial para idosos da Associação Casapiana de Solidariedade de Lisboa possuem determinadas competências, relacionadas com características da IE, e se as aplicam perante situações potenciadoras de conflito.
Foi efetuada uma revisão bibliográfica, onde se procedeu à consulta e recolha de informação pertinente em relação à área de investigação e à problemática desta investigação.
Fez-se a caracterização da amostra e realização de um modelo de equações estruturais. Assim sendo, neste estudo, o instrumento de recolha de dados foi o questionário. A amostra não probabilística e intencional mostrou-se como a mais adequada para este estudo, uma vez que os sujeitos foram escolhidos de forma intencional.
Após a recolha de dados, fornecidos pelo questionário, procedeu-se a tratamento dos resultados.
Os sujeitos que integraram a amostra, demonstraram capacidade e competências para lidar com as suas emoções e de conduzir as emoções dos outros, quando confrontados com situações potenciadoras de conflito, evidenciando Inteligência emocional, indo assim ao encontro da informação recolhida da bibliografia consultada.