A ATUAL PERCEPÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA – UM CASO DE ESTUDO NO AEROPORTO HUMBERTO DELGADO em Lisboa/Portugal
Absztrakt
A globalização e liberalização dos mercados, assim como, a conjuntura económica mundial e as questões de segurança, são as grandes preocupações do transporte aéreo comercial. Deste modo, considera-se pertinente que seja averiguado se no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, os diferentes intervenientes nas variadas atividades do aeroporto estão sensibilizados para esta problemática e tem presente no seu dia a dia uma cultura de segurança. Ou seja, se os colaboradores das áreas operacionais, restauração e comércio tem conhecimento desta problemática, o que é que ela envolve e se o aeroporto é capaz de dar resposta em situações relacionadas com a segurança da aviação.
Nesta investigação foi averiguado se no aeroporto Humberto Delgado a formação fornecida aos diversos intervenientes encontra-se adequada e se, as perceções comuns e convicções destes e dos colaboradores do nível da gestão superior estão em sintonia.
É possível afirmar-se que a nível não operacional do aeroporto existe cultura no que toca ‘Security’, e na área não operacional não parece estar tão sensibilizada para este âmbito, pois caso contrário, também terse-ia sido verificado uma maior adesão por parte dos representantes de restauração e comercio na colaboração desta investigação.