A COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE BURNOUT DOS AUDIOLOGISTAS DE DIAGNÓSTICO VERSUS O NÍVEL DE BURNOUT DOS AUDIOLOGISTAS DE REABILITAÇÃO

المؤلفون

  • felipa reis Universidade Lusófona
  • Joana Ramalho
  • Carlos Pedro Santos Pinho

الملخص

As pessoas vivem num mundo cada vez mais digitalizado, interligado, moderno, mas também acelerado. Vivem numa sociedade em que têm de ter tempo para tudo e têm de chegar a todo o lado. Esta constante pressão leva ao aumento do stress, que no local de trabalho, quando não é controlado pode originar Burnout.

Os profissionais de saúde são profissionais que estão em contacto com pessoas e na maioria dos casos com pessoas em situações mais debilitadas, o que leva a que o seu nível de stress laboral seja dos mais altos das diversas profissões.

Tendo em conta estas informações, esta dissertação tem como principal objetivo avaliar o nível de Burnout nos audiologistas portugueses e se existem diferenças, entre as diferentes áreas de trabalho.

Esta investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, que foi a base de todo o trabalho. De seguida, aplicou-se o Copenhagen Burnout Inventory a 209 audiologistas portugueses. Após recolhidos, os dados foram tratados no programa SPSS.

A análise dos dados permitiu verificar que o nível de Burnout pessoal é 42,68, o nível de Burnout relacionado com o trabalho é 43,75 e o nível de Burnout relacionado com o paciente é 43,26.



منشور

2022-12-31