OS EFEITOS DA PANDEMIA E OS DESAFIOS DE SUPERAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
摘要
A presente pesquisa tem como objetivo maior redesenhar um paradigma emergente para a gestão democrática a fim de superar os desafios gerados pela pandemia que venha atender através do ensino híbrido ás necessidades educativas, em que as dimensões humanísticas, social, econômicas, sejam contempladas. Nesse sentido desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica dedutiva com suporte em autores como Benedito (1995), LDBEN (1996), Garcia (2003), Pimenta (2002), Nóvoa (1992). Como resultados da pesquisa revelou-se imprescindível o uso das novas tecnologias como metodologias ativas juntamente com a formação voltada para a gestão escolar capazes de dar continuidade ao ensino aprendizagem no período da pandemia em que a humanidade e nossa sociedade atual a nível nacional e local vem passando. Diante da necessidade de atender aos docentes e alunos, despreparados para efetivar esse conhecimento cientifico-tecnologico está sendo possível, através do aprender-fazendo, buscando a construção de um novo paradigma que envolva o pedagógico, o tecnológico e o social. Diante de fatos, que fogem á nossa vontade, é necessário que o processo ensino-aprendizagem se torne mais forte, que o déficit do conhecimento se torne o menor possível, conscientes dessa corresponsabilidade, do engajamento dos agentes educativos: professores e alunos.
参考
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724; Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023; Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BENEDITO, Vicente e outros. La formación universitária a debate. Barcelona. Universitat de Barcelona. 1995.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica: 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2017.
NÓVOA, António. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA. António (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
SACRISTÁN, José. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizada. In: GARCIA, Regina Leite; BARBOSA, Flavio Moreira. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafio. São Paulo: Cortez, 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. 2017. Metodologia do Trabalho Científico. 24 ed. São Paulo: Cortez 2017.