A Educação Física e o Documento Base PROEJA

estratégia de integração na formação profissional de jovens e adultos

Auteurs

  • BIANCA LUCAS Universidade do Minho Universidade Federal do Espírito Santo

Résumé

Um dos desafios da Educação profissional   de Jovens e Adultos é a construção de uma identidade própria dirigida a novos espaços educativos, incluindo a construção de uma escola para jovens e adultos. Para orientar as escolas na elaboração de seu projeto pedagógico, a partir do curso definido, o Ministério da Educação (MEC) no Brasil, constituiu um grupo de trabalho responsável pela elaboração de um documento intitulado Documento Base PROEJA (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modaliade de Jovens e adultos). O documento afirma que a ampliação PROEJA é uma estratégia de integração do processo de formação, o que resultaria em uma interlocução também dos conteúdos, metodologias e práticas educativas. Portanto, as reflexões sobre a contribuição do componente curricular  Educação Física ao projeto educacional, longe de intenções prescritivas, está em pensar as intervenções pedagógicas possíveis no campo de saberes deste  na escola. Neste sentido, é necessário que a mesma se constitua como disciplina escolar articulando da sua prática pedagógica  com as demais disciplinas no projeto educacional da escolar, e não como uma atividade isolada.

Références

Bracht, V, et al.(2002). A prática pedagógica em educação física: a mudança a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.23, n.2, p.9-29, jan.

Brasil. (2007).Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília: agosto de 2007.

______ (2006).Decreto nº 5.840 de 13 de julho de 2006. Disponível em: http://ortal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec5840 13jul06.pdf. Acesso em: 10 de dez.2020.

_____. ¬¬¬¬¬¬(2000). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 11, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: Ministério da Educação - Ministério da Educação (mec.gov.br) . Acesso em: 04 ago. 2021.

__________(1998). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: rceb03_98.doc (mec.gov.br) . Acesso em: 09 ago. 2020.

Caparroz, F. E (2007).Entre a Educação Físic na escola e a Educação Física da escola: a educação física como componente curricular. 3ª ed- Campinas –SP: Autores Associados.

Carvalho, R.L. de. (2017). A ausência da educação física no currículo da educação de jovens e adultos: um estudo no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ( IFRJ). Mestrado em Ciências da Atividade Física. Instituição de Ensino: Universidade Salgado de Oliveira, Niterói. Biblioteca depositária: Biblioteca da Universidade Salgado de Oliveira- Campus Niterói

Gonzáles, F. J.; Fernsteinseifer, P.E. ( 2010). Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do lugar da educação física II. Cadernos de Formação RCBE, Campinas, v.1, n.2, p.10-21, mar. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/978. Acesso em: 02 de outubro de 2022.

Lovisolo, H.(1995). Educação Física: a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint Editora.

Maciel, T.B. (2013). A educação física e os esportes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: debatendo o rumo da formação dos estudantes. Dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Biblioteca depositária: Rede Sirius.

Medeiros. T.N. (2020). Análise Críticas do posicionamento da educação física no currículo do ensino médio integrado de um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Ciências do Movimento Humana. Instituição de Ensino: Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Biblioteca Depositária: Edgar Sperb – ESEFID/UFRGS.

Reis, J.A.P.(2011).As trajetórias de vida dos/as estudantes trabalhadores/as da educação de jovens e adultos: o significado da educação física. Porto Alegre, RS. 2011. Dissertação / Mestrado em Ciências do Movimento Humano- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Saviani, D. (2003). O choque teórico da Politecnia. Debate Debate Trabalho, Educação e Saúde, 1(1): 131-152.

Silva, E.M.da.( 2014). A educação física no currículo de escolas profissionalizantes da rede federal: uma disciplina em processo de mutação. Doutorado em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Biblioteca depositária: Edgar Sperb.

Publiée

2024-04-30

Comment citer

LUCAS, B. (2024). A Educação Física e o Documento Base PROEJA : estratégia de integração na formação profissional de jovens e adultos. Revista Portuguesa De Educação Contemporânea, 4(02), 01–12. Consulté à l’adresse https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpec/article/view/676

Numéro

Rubrique

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA