Impacto das Imagens dos Livros didáticos de Ciências Naturais na tomada de decisões das alunas no Ensino Secundário Geral Moçambicano
Resumen
Este artigo examina as imagens nos livros didáticos de Ciências Naturais (CN) na escolha das secções que as alunas frequentam ao transitar o 1o Ciclo (8a à 10a Classe) para o 2o Ciclo (11a à 12a Classes) do Ensino Secundário Geral. A abordagem metodologica consistiu na análise documental das imagens dos livros e aplicação do questionário a 70 estudantes do sexo feminino da 11ª classe, matriculadas nas secções ou variantes[1] (B1, B2 e B4) da Escola Secundária de Malhazine. Os resultados revelam que as imagens presentes nos livros didáticos de CN refletem uma divisão de género no trabalho, com poucas mulheres destacadas nas diversas aplicações dos conceitos de CN, observado-se uma predominância de imagens masculinas em detrimento das femininas. A escolha da variante pelas mulheres é influenciada, pelo conteúdo das imagens dos livros didáticos de CN. Esses resultados indicam que os livros didáticos reproduzem o modelo patriarcal ocidental, que subestima a contribuição das mulheres no campo do conhecimento. Conclui-se que há necessidade de ampliar a pesquisa de género na ciência para promover um ensino mais igualitário para mulheres e homens.
[1] B1 secção ou variante Ciências com Biologia; B2 Ciências com Geografia, B4 Ciências com Desenho Química (MINED, 2016).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Portuguesa de Educação Contemporânea
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional