FORMAÇÃO INICIAL OFERECIDA PELO PARFOR/UEPA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: estudo de caso
Palavras-chave:
Formação de professores, PARFOR, Formação Inicial, Educação FísicaResumo
O artigo aborda a relação entre a formação inicial de universitários de educação física e o Programa de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) oferecida pela UEPA, Campus XIII, Tucuruí-Pa. Objetivo: Identificar a percepção dos acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física quanto à formação inicial oferecida pelo PARFOR/UEPA. Material e Método: A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com nível de estudo descrito-analítico. O público alvo foi composto por 44 universitários. Foi utilizado como instrumento de coletas de dados um questionário com duas questões abertas, arguindo as principais contribuições e as dificuldades encontradas pelos alunos do PARFOR. Conclusão: Conclui-se que os alunos percebem a importância desta formação inicial, que é de grande relevância socioeconômica e educativa, porém destacaram muitas dificuldades como a distância geográfica, ausência de apoio financeiro, carga horaria intensa, entre outros fatores que acabam interferindo na qualidade do curso oferecido.
Referências
BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70.
BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. (2003). Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos. Ciência e Educação, v.9, n. 1, p. 1-15.
BRZEZINSKI, I., & GOULART, J. C. (2019). Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR, 2013-2016): uma política emergencial. CIAIQ2019, 1, 1053-1058.
BRASIL. Ministério da Educação. (2009).Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Recuperado em 20 agosto 2015, dehttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm.
BRASIL. FUNDAÇÃO CAPES. (2015.).Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.Recuperado em 04 setembro 2015, de http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.
CUNHA, M.C; PUCCETTI, R& SOUZA, M.I.P.(2013).O PARFOR e a formação do professor de artes visuais: a transformação de docentes /estudantes. Anais. Porto de Galinha, PE.
DARIDO, S. C. (1996). Ação pedagógica do professor de Educação Física: estudo de um tipo de formação profissional científica. Tese de Doutorado em Psicologia, Instituto de Psicologia, U.S.P, São Paulo, São Paulo, Brasil.
GATTI, B, A. (2014). Formação inicial de professores para a educação básica:Pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54.
IMBERNÓN, F. (2000).A Formação Docente Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez Editora.
Machado, A. A. (1995). Interação: um problema educacional. DE LUCCA, E. Psicologia educacional na sala de aula. Jundiai: Litearte.
MARCONI, M. A. LAKATOS, E.M. (2010). Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas.
MATOS, L. B. P. (2014). A formação de professores em foco: Uma análise da contribuição do curso de pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da educação básica. Campina Grande, PB.
MORAES, V. R. (2014). Política de Formação de Professores: Impacto do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) e a Atipicidade do Distrito Federal (2009-2013). Goiânia, GO.
NASCIMENTO, D. S. (2012).A expansão da educação superior e o trabalho docente: um estudo sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na UFPA. Belém, PA..
NASCIMENTO, J. V. (2006).Formação do profissional de educação física e as novas diretrizes:reflexões sobre a reestruturação curricular. SOUZA, S.& HUNGER, D. (orgs.) Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro. Biblioética, p. 59-75.
NÓVOA, A. (1992).Formação de Professores e profissão docente: Os professores e a sua formação.Lisboa: Publicações Dom Quixote.
QUEIROZ, C. (2012). Formação Inicial de Professores de Física a partir da prática de projetos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.2, n.2.
Pontes, R. A. F., Moreira, M. S., & dos Santos Barros, C. R. (2019). Desafios do programa PARFOR: a construção de sentidos na formação em pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, 4(2), 113-130.
SAVIANI, Dermeval. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educação,v 14, n40, p.143-155.
SOUZA, I. S.. (2015).A formação inicial em serviço do professor e da professora de matemática: encontros e desencontros. São Cristovão: UFS. .
SCHÖN, D. A. (2000). Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora
TARDIF, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
TARDIF. M. (2013).A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., v. 34, n. 123, p. 551-571.
Viana, F. R., & Hartmann, M. L. B. (2015). Plano nacional de formação de professores da educação básica–PARFOR.Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, Nº 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Portuguêsa de Educação Contemporânea
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional