Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima.

Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima.

Autores

Palavras-chave:

Futebol, praticantes, universitária.

Resumo

O futebol feminino é um fenômeno mundial e cresce no mundo todo. O objetivo do presente estudo é avaliar o nível de aptidão física das acadêmicas praticantes de futebol de campo de Boa Vista/Roraima. Métodos: Foram analisadas 15 mulheres, universitárias do gênero feminino. O instrumento utilizado para medir o nível de atividade física foi o banco de Wells e o teste de capacidade cardiorrespiratório foi de Balke (15 minutos). No que concerne a flexibilidade observou que a média das praticantes ficou em 37,8 DP foi ± 9,87 caracterizando uma boa flexibilidade, no entanto, na capacidade cardiorrespiratória a média foi 47,3 e o DP ficou ± 12 com características boas do grupo, os resultados encontrados mostram na questão da flexibilidade teve a seguinte resposta, otina 40%, bom (20%), médio (7%), regular 20% e fraco 13%, já em relação à parte cardio, notamos as seguintes resposta excelente 53%, bom (7%), médio (20%) e fraco 20%. Já na associação notamos que as variáveis tiveram uma excelente resposta positiva com cerca de 60% na zona de bom para ótimo. Concluímos que as praticantes de futebol de campo obtiveram um desempenho próximo ao que se espera de jogadores de modalidades competitivas.

Biografia do Autor

Marco José Mendonça de Souza SOUZA, IFRR

Graduado em Educação Física ( UEPA/PA), Pós graduação em Fisioterapia e Esporte(), Especialização em Voleibol(cbv) Pós graduação em Fisiologia (FIBRA/PA), Mestrado em Motricidade Humana (UCB/RJ) e Doutorado em Saúde Publica (Francisco Xavier/SP).

Pesquisador da UNIRIO/RJ, 

Pesquisador UFRJ/RJ,

Pesquisador do GEPEF/IFRR/RR

Publicado

2022-12-29

Como Citar

SOUZA, M. J. M. de . S., & MENDONÇA, E. (2022). Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima.: Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima. Revista Portuguesa De Ciências E Saúde, 3(02), 68–82. Recuperado de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpcs/article/view/526