Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima.

Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima.

Auteurs-es

Mots-clés :

Futebol, praticantes, universitária.

Résumé

O futebol feminino é um fenômeno mundial e cresce no mundo todo. O objetivo do presente estudo é avaliar o nível de aptidão física das acadêmicas praticantes de futebol de campo de Boa Vista/Roraima. Métodos: Foram analisadas 15 mulheres, universitárias do gênero feminino. O instrumento utilizado para medir o nível de atividade física foi o banco de Wells e o teste de capacidade cardiorrespiratório foi de Balke (15 minutos). No que concerne a flexibilidade observou que a média das praticantes ficou em 37,8 DP foi ± 9,87 caracterizando uma boa flexibilidade, no entanto, na capacidade cardiorrespiratória a média foi 47,3 e o DP ficou ± 12 com características boas do grupo, os resultados encontrados mostram na questão da flexibilidade teve a seguinte resposta, otina 40%, bom (20%), médio (7%), regular 20% e fraco 13%, já em relação à parte cardio, notamos as seguintes resposta excelente 53%, bom (7%), médio (20%) e fraco 20%. Já na associação notamos que as variáveis tiveram uma excelente resposta positiva com cerca de 60% na zona de bom para ótimo. Concluímos que as praticantes de futebol de campo obtiveram um desempenho próximo ao que se espera de jogadores de modalidades competitivas.

Biographie de l'auteur-e

Marco José Mendonça de Souza SOUZA, IFRR

Graduado em Educação Física ( UEPA/PA), Pós graduação em Fisioterapia e Esporte(), Especialização em Voleibol(cbv) Pós graduação em Fisiologia (FIBRA/PA), Mestrado em Motricidade Humana (UCB/RJ) e Doutorado em Saúde Publica (Francisco Xavier/SP).

Pesquisador da UNIRIO/RJ, 

Pesquisador UFRJ/RJ,

Pesquisador do GEPEF/IFRR/RR

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

SOUZA, M. J. M. de . S., & MENDONÇA, E. (2022). Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima.: Nível de Aptidão Física das Universitárias Praticantes de Futebol de Campo de Boa Vista- Roraima. Revista Portuguesa De Ciências E Saúde, 3(02), 68–82. Consulté à l’adresse https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpcs/article/view/526