O empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento:
um olhar sobre o papel das micro e pequenas empresas
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Desenvolvimento local, Micro e pequenas empresasResumo
O presente ensaio reflete sobre como o termo empreendedorismo é comumente associado à criação de um negócio, ao uso da inovação e da criatividade para estabelecer uma empresa, e como essa construção vem se tornando popularizada em seu ciclo histórico. Argumenta sobre as alterações sofridas pelas definições do termo ao longo dos tempos até chegarem ao momento atual, em que o conceito toma por base duas principais teorias: a econômica e a comportamentalista. Aborda ainda a representatividade que as micro e pequenas empresas evidenciam no contexto atual, as dificuldades enfrentadas por elas para manter-se no mercado e o aumento do empreendedorismo por necessidade no Brasil. Na segunda parte, o ensaio relaciona o empreendedorismo com as estratégias de desenvolvimento local, formuladas por meio de políticas públicas e projetos que colocam em evidência o tema. Apresenta contrapontos sobre a forma tradicional de se empreender e os novos métodos existentes, o papel de organizações e dos atores públicos para o fomento ao empreendedorismo e a necessidade de ressignificação sobre o termo.
Referências
Baggio, A. F.; Baggio, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2015. ISSN 2359-3539. Disponível em https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612/522. Acesso em: 25 jun. 2021
Brandão, Celso Antônio. Teorias, estratégias e políticas regionais urbanas recentes: anotações para uma agenda de desenvolvimento territorializado. Revista Paranense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 107, p. 57-76, jul.-dez. 2004.
Dallabrida, Valdir Roque. A gestão territorial através do diálogo e da participação. IX Coloquio Internacional de Geocrítica. Los problemas del mundo actual: soluciones y alternativas desde la geografía y las ciencias sociales. Porto Alegre, 28 de maio - 1 de junho de 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Dolabela, Fernando. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
Dornelas, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Fischer, T. Poderes locais, desenvolvimento e gestão: introdução a uma agenda. Gestão do conhecimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002, p. 12-32.
Gomes, Almiralva Ferraz. O empreendedorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local. Revista eletrônica da Administração (REA). Uni-FACEF, Franca, SP, v.4, n. 2, REA 07, Jul-Dez 2005. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/issue/view/36. Acesso em 18 Jun 2021.
Ramos, M. (2013). Solidariedade, inovação social e empreendedorismo no desenvolvimento local. The Overarching Issues of the European Space. Ed. Faculdade Letras Universidade do Porto. Pag. 313-342
Schumpeter, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre o lucro, capital, crédito, juros e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
Teixeira, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Salvador: AATR, 2002
Verga, E.; Soares da Silva, L. F. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014.
Zaoual, Hassan. Nova economia das iniciativas locais: uma introdução ao pensamento pós-global. Tradução de Michel Thiollent – Rio de Janeiro: DP&A: Consulado Geral da França: COPPE/UFRJ, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional