A Importância da Demonstração do Fluxo de Caixa para as Micros e Pequenas Empresas no Processo de Tomada de Decisão
Palavras-chave:
Fluxo de Caixa, Tomada de decisão , PlanejamentoResumo
O objetivo nesse artigo é apresentar a importância do uso da Demonstração do Fluxo de Caixa no processo decisório em Micro Empresas e tem como finalidade aumentar a visão dos Micro e Pequenos Empresários, na qual a qualidade da gestão contribui com resultados ótimos ou capazes de aperfeiçoamento para decisões futuras. Com crescimento e as modificações ocorridas no mercado verifica-se o aumento da competitividade entre as empresas, assim exigindo do Micro e Pequeno Empresário eficiência na ferramenta que irá usar para melhorar o desempenho operacional e obter êxitos sobre as decisões tomadas. A capacidade de sobrevivência da Micro e Pequena Empresa está atrelada no modelo de gestão utilizado, no qual o Empresário se vê na difícil missão de organizar todo processo que envolve o desenvolvimento da empresa e que, planejar e orçar estão ausentes antes de qualquer decisão tomada. O uso do planejamento agiliza decisões que contribui com o melhoramento da comunicação e relacionamento dos envolvidos nas operações realizadas no desenvolvimento da empresa, e orçar as entradas e saídas da empresa implicar na desenvoltura do planejamento...
Referências
ARRUDA, Mauro. A inserção de produtos no mercado. Revista SEBRAE, Brasília, nº 6, págs. 69-73, set/out, 2002.
ASSAF NETO, A., SILVA, C. A. T. Administração do capital de giro. 7a Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
FREZATTI, F. Gestão do fluxo de caixa diário: como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio. São Paulo, Atlas, 1997.
IUDÍCIBUS, Sérgio de et al. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também as demais sociedades. 5º Edição, São Paulo: Atlas, 2000.
KROETZ, C. E. S. Balanço Social. Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2001.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10. Ed. São Paulo: Atlas; 2003.
MATARAZZO, Dante. Analise Financeira de balanços. 5º edição: São Paulo: Editora Atlas: 1998.
NASCIMENTO, Dinalva Melo do. Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Fórum, 2008.
Os problemas mais comuns das pequenas e médias empresas. Disponível em: < https://empresasecooperativas.com.br/problemas-das-pequenas-e-medias-empresas/>. Acesso em: 25 de novembro de 2019.
PADOVEZE, Clovis Luiz. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 3ª ed., Atlas: São Paulo, 2000.
PALERMO, Fernanda Kellner de Oliveira. As micros e pequenas empresas como propulsoras do desenvolvimento econômico e social. Contribuição para o incremento das atividades econômicas no âmbito do MERCOSUL. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2735. Acesso em 18 novembro 2019.
PIVETTA, Geize. UTILIZAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA NAS EMPRESAS: UM MODELO PARA A PEQUENA EMPRESA. Revista eletrônica de Ciências contábeis. Curso de Ciências Contábeis UFSM, VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005.
SEBRAE. Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas. Relatório de Pesquisa. Brasília, out/1999.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa. 6. Ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzardo, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Divulgação e compartilhamento:
A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.
Os artigos são licenciados sob a versão Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional