MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SERVIÇO PÚBLICO: Uma análise das realidades e perspectivas dentro da Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Autores

  • Adriano Socorro de Souza Vaz
  • Ananias Nascimento de Souza
  • Suely Duarte dos Santos
  • Rosilene de Oliveira Furtado

Palavras-chave:

Mapeamento de Processos, Benefícios , Administração Pública

Resumo

O objetivo geral do trabalho é identificar e analisar no âmbito da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, os tipos de procedimentos nos trâmites dos requerimentos que chegam até aquele setor administrativo, desde o seu protocolamento no setor competente para o ato institucional da Universidade, sua distribuição, bem como, o roteiro que se segue, até o momento da resolução e providência, destes pedidos, no âmbito do referido setor. Dentro os objetivos específicos da pesquisa se situa a investigação sobre a existência ou não da prática administrativa de mapeamento de processo, haja vista que essa ferramenta administrativa, traduz confiabilidade nos dados dos diversos setores de uma organização, portanto, sendo atual e de suma importância para as atribuições que lhe são conferidas. A presente pesquisa se desenvolveu com a finalidade de encontrar a resposta para o seguinte questionamento: “quais as vantagens que o mapeamento de processos proporciona a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROGAD) da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP? 

Referências

ALVARENGA NETTO, C. A. A proposta de modelo de mapeamento e gestão por macro-processos. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- USP, São Paulo, 2007.

BLOCK, Peter, Consultoria Infalível: Um Guia Prático, Inspirador e Estratégico / Peter Block, 2013 – São Paulo – M. Books do Brasil Editora Ltda.

CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total no estilo japonês. Nova Lima: INDG, 2004.

CARNEIRO, M. F. S. Gestão pública: o papel do planejamento estratégico, gerenciamento de portifólio, programa e projetos e dos escritórios de projetos na modernização da gestão pública. 1. ed, Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

CLAUSEWITZ, Carl Von. Da Guerra, 3ª ed. Editora Saraiva, 2010.

DRUCKER, Peter F. Introdução à Administração, Editora Thomson Pioneira, 1977.

GONÇALVES, J. E. L. As Empresas são grandes coleções de processos Revista de Administração de Empresas – ERA. São Paulo, 2001.

HAMMER, M. Deep Change: how operational innovation can transform your company. Havard Business Review, 2007.

JACOBSEN, Alessandra de Linhares Teorias da administração II / Alessandra de Linhares Jacobsen, Luís Moretto Neto. –Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009. 170 p. : il.

KAPLAN, Robert.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas adotam o balanced scoredard prosperam no novo ambiente de negócios. 6.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

KINTSCHNER, Fernando Ernesto; BRESCIANI FILHO, Ettore. Reengenharia de Processos: transformando as necessidades do cliente em parâmetros de um sistema. Revista de Administração UNISAL. Ano 01, N. 01, Jul. dez. 2004.

KLOTER, Fhilip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MELLO, Celson Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 25.ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

NUNES, Breno; BENNETT, David. Green operations initiatives in the automotive industry. São Paulo,2010.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial, 19.ª edição, São Paulo: Atlas, 2014.

OSM. Organização, sistemas e métodos: uma abordagem gerencial. Org. Maria Virgínia Llatas. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011.

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2009.

PERRONE, Renato Gomes. Sistema de planejamento corporativo: enfoque sistêmico, Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. 304 p.

PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. REVISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO, ANO 1, n. 1, 1999, Qualidade Total: Um novo paradigma? Suzana da Rosa Tolfo.

SANTOS,

VILLELA, Cristiane da Silva Santos. Mapeamento de Processos Como Ferramenta de Reestruturação e Aprendizado Organizacional, Dissertação de Mestrado de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Ano 2000.

Wildauer Egon Walter e Wildauer Laila Del Bem Seleme. Mapeamento de processos: conceitos, Técnicas e ferramenta [Livro eletrônico]. - Curitiba : Intersaberes, 2015, 04 de Junho de 2016.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Adriano Socorro de Souza Vaz, Ananias Nascimento de Souza, Suely Duarte dos Santos, & Rosilene de Oliveira Furtado. (2019). MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SERVIÇO PÚBLICO: Uma análise das realidades e perspectivas dentro da Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 4(01), 144–164. Recuperado de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/200