Desperdício de alimentos e a alimentação escolar: representações sociais dos manipuladores de alimentos

Auteurs

  • Isabel Cristina Bento Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou – Fiocruz-Minas.
  • Carlina Melillo Bastos Gomes Nutricionista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Thamiris Rodrigues Macedo Nutricionista, Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Cardoso Lisboa Pereira Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Mots-clés :

Alimentação escolar, Desperdício de alimentos, representação social, manipuladores de alimentos

Résumé

Objetivou-se identificar a representações sociais de manipuladores de alimentos de unidades educacionais municipais públicas acerca da utilização dos alimentos. Estudo de corte transversal exploratório qualitativo. Dados coletados por meio de questionário semi-estruturado. Utilizou-se o teste de evocação livre de palavras, com o termo indutor “Utilização de alimentos”, com hierarquização das evocações e justificava da importância atribuída à primeira palavra elencada, pela técnica de discurso do sujeito coletivo. Foram elencados cinco elementos centrais, com destaque para “Higienização”, 17 intermediários entre os quais se identificou o componente representacional de interesse do estudo, “Desperdício” e palavras relacionadas; e seis periféricos, sendo “Saúde” a palavra mais prontamente evocada. Verificou-se que, ações educativas efetivas sobre a temática “desperdício” no cenário da alimentação escolar devem ser aplicadas, a fim de colocar tal temática o mais próximo possível do universo de apropriação dos manipuladores de alimentos, para que a redução do desperdício alimentar se torne um cuidado frequente na rotina desses trabalhadores.

Bibliographies de l'auteur

Isabel Cristina Bento, Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou – Fiocruz-Minas.

Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou – Fiocruz-Minas.

Carlina Melillo Bastos Gomes, Nutricionista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nutricionista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Thamiris Rodrigues Macedo, Nutricionista, Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista, Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais

Simone Cardoso Lisboa Pereira, Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Publiée

2023-12-15

Comment citer

Isabel Cristina Bento, Carlina Melillo Bastos Gomes, Thamiris Rodrigues Macedo, & Simone Cardoso Lisboa Pereira. (2023). Desperdício de alimentos e a alimentação escolar: representações sociais dos manipuladores de alimentos. Revista Portuguesa De Ciências E Saúde, 4(02), 20–39. Consulté à l’adresse https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpcs/article/view/628