Eficácia do óleo essencial de Melaleuca alternifolia no Tratamento da Acne vulgaris

Auteurs-es

  • Rute Carrujo Escola Medicina Tradicional Chinesa
  • Ana Cid Escola de Medicina Tradicional Chinesa
  • Felipa Fernandes Thomaz Escola de Medicina Tradicional Chinesa
  • Paula Morgado Esteves Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Mots-clés :

Óleo de Melaleuca alternifolia, Óleo essencial, Tea tree oil, Fitoterapia, Acne vulgar

Résumé

A Acne vulgaris é uma das dermatoses mais comuns que afeta a maioria dos adolescentes e jovens adultos. Pode levar ao comprometimento da epiderme, deixando por vezes cicatrizes que podem provocar graves distúrbios psicológicos, causando impactos profundos na qualidade de vida presente e futura dos adolescentes e jovens adultos. Encarada muitas vezes como um distúrbio passageiro da puberdade, a Acne vulgaris é uma doença dermatológica tratável, e na maioria dos casos curável, nomeadamente através de terapêuticas naturais, consideradas menos agressivas do que algumas das soluções farmacológicas convencionais. O uso de óleos essenciais, nomeadamente o óleo essencial de Melaleuca alternifolia (Tea tree oil), é uma abordagem terapêutica que tem sido frequentemente usada no tratamento da Acne vulgaris, ajudando na diminuição da inflamação e na cicatrização benigna das lesões. Nesta revisão procurámos conhecer qual o grau de eficácia terapêutica do Tea tree oil no tratamento da Acne vulgaris. No conjunto dos artigos selecionados para esta revisão foi unânime o reconhecimento das propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas do Tea tree oil, e da existência de evidências de melhorias significativas após tratamento da Acne leve e moderada, embora ainda persistam algumas dúvidas quanto à segurança do tratamento, sendo necessários estudos adicionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Rute Carrujo, Escola Medicina Tradicional Chinesa

Tenho formação académica em Matemática desde 1998, mestrado em Matemática e Aplicações - Especialização em Atuariado, Estatística e Investigação Operacional (desde 2009) e Estudos Avançados em Estatística e Gestão do Risco (desde 2010) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Nesta área do conhecimento tenho experiência de docência no ensino superior ministrando unidades curriculares de Estatística e Análise Matemática no IPT - Instituto Politécnico de Tomar (2009-2011), bem como ensino particular da Matemática desde 2006.

O meu percurso profissional teve início em ambiente empresarial em 1998, dedicando-me atualmente ao ensino particular da Matemática, bem como à formação na área das Medicinas Naturais. Formadora certificada pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, sou responsável pelo curso básico de Reflexologia do Pé desde 2020 (9ª edição), tendo iniciado este curso como formadora assistente em 2016 (1ª edição).

Atualmente sou especialista de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) formada pelo IPN - Instituto Português de Naturologia desde 2019, com especialização em Fitoterapia Ocidental e Oriental pela ESMTC - Escola de Medicina Tradicional Chinesa desde 2023. Em ambiente clínico privado, dou consultas de MTC, Acupuntura, Fitoterapia, Acupuntura auricular e Reflexologia Podal, exercendo igualmente a função de diretor clínico e responsável técnico. Como instrutora certificada pela Associação Wu San Dji Tao de Artes Orientais do Brasil desde 2014, ministro ocasionalmente aulas de Tai Chi Chuan.

Como formações complementares:

  • Workshop Extração de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas pela Mónica Zuzarte em 2012 (Quadrante Natural, Lda);
  • Formações ministradas pelo Prof. Dr. A. Proença da Cunha: Curso de Fitoterapia em 2012; Curso de Plantas Aromáticas, Óleos Essenciais e Aromaterapia em 2013; Curso de Plantas em Cosmética e Dermatologia em 2016 (creditadas pela Ordem dos Farmacêuticos e apoiadas pela SPFito - Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia e pela APFC - Associação Portuguesa de Fitoterapia Clássica);
  • Aromaterapia em 2021 (IPN);
  • Formações ministradas pela Professora Dra Ana Varela: Nutrição com Cogumelos aplicada na MTC e Acupuntura em 2021; Nutrição com Cogumelos como fonte alimentar para a neuroprotecção: Perspectiva da MTC e da Medicina Ocidental em 2021 (EWH Portugal e Mycology Research Laboratories);
  • The effectiveness of Mushroom nutrition in women´s health: The liver link pela Dra Nuria Lorite em 2021 (Biloba e Aneid UK e Mycology Research Laboratories);
  • Substâncias Médicas Chinesas pelo Professor Dr. Chun Ming Yan em 2023/24 (CPMC - Centro Sino-Português de MTC em colaboração com Jiangxi University of Chinese Medicine)

Como linhas de pesquisa e investigação tenho interesse particular nos seguintes temas:

  1. Dermatologia na MTC.
  2. Ginecologia & Obstetrícia na MTC.
  3. Mente e as Emoções na visão da MTC.
  4. Bioestatística e sua aplicabilidade na Acupuntura e Fitoterapia.
  5. MTC e o seu desenvolvimento em Portugal.

Ana Cid, Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Nasci a 07 de Janeiro de 1980, em Lisboa e os meus pais decidiram chamar-me Ana Isabel Pereira Cid da Conceição. Cresci com os meus pais e a minha irmã, 4 anos mais velha, na Amadora, até 2015, quando me mudei para Carcavelos e iniciei uma nova família. Ainda aqui resido, com o privilégio de ter uma família feliz, marido e um filho de 12 anos.

Licenciei-me em Sociologia do Trabalho, com distinção (Prémio Professor José Maria Gaspar), no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - em 2003.

Desde 2004 que tive um percurso profissional, de cerca de 8 anos, ligado à Intervenção Social, em alguns Bairros Sociais na zona da Amadora e associado às áreas de empregabilidade e formação.

Dediquei-me depois, e até 2019, a projetos na área do Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, ligados a diversos sectores empresariais.

Abraço então outro projeto, no qual ainda me mantenho, como Gestora e Coordenadora de Formação, na Escola Transpessoal de Portugal.

Movida pelo serviço ao outro, bem como pelo amor pela Natureza, seus ciclos e poderes infindáveis, (re)descubro um outro amor, que já estava latente há muitos anos – a Medicina Tradicional Chinesa. Em 2021 início uma jornada formativa em Fitoterapia Oriental e Ocidental, que terminou em 2023. Desde então tenho-me dedicado a aprender e aprofundar cada vez mais esta área tão apaixonante.

Felipa Fernandes Thomaz, Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Formada pelo Watford College – Hertfordshire University em Business and Management,
com pós graduação em International Public Relations.
Trabalhou na área de Marketing 35 anos, em paralelo com trabalho voluntario na área social
em diversas IPSS/ONG em Portugal e em Africa (Moçambique).
Formou-se em Aromaterapia Clinica Avançada pela Academia de Medicina Natural
Integrativa em 2021.
Formou-se em Fitoterapia Ocidental e Oriental na Medicina Tradicional Chinesa pela ESMTC
– Escola de Medicina Chinesa em Maio 2023.
Paralelamente obteve formação profissional em Massagem Terapêutica Integrada,
Massagem e as Emoções, Massagem Terapêutica dos Pés, Reflexologia, Interpretação de
Análises Clinicas.
Frequentou Curso de Substâncias e Matérias Médicas Chinesas no Centro Sino-Português de
Medicina Chinesa 2023/24, assim como obteve 112 horas de formações complementares na
área de Medicina Tradicional Chinesa e Micologia/Micoterapia pela ESMTC e pelo Mycology
Reserch Center.
Atualmente exerce Fitoterapia Clinica.

Paula Morgado Esteves, Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada e Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, curso de Medicina Chinesa vertente Fitoterapia Ocidental e Oriental pela Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. Exerceu actividade na função pública Portuguesa em diversos organismos. Actualmente pesquisadora da acção dos princípios activos das plantas na saúde humana.

Publié-e

2024-06-21

Comment citer

Carrujo, R., Cid, A., Fernandes Thomaz, F., & Morgado Esteves, P. (2024). Eficácia do óleo essencial de Melaleuca alternifolia no Tratamento da Acne vulgaris. Revista Portuguesa De Ciências E Saúde, 5(01), 22–55. Consulté à l’adresse https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpcs/article/view/709

Numéro

Rubrique

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA