TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Uma revisão de literatura
Abstract
O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as implicações da economia digital e das tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior. Material e Método: A abordagem
dessa pesquisa é qualitativa como nível de pesquisa exploratório. O banco de dados estabelecidos
foi o banco de dados da CAPES. Foi estabelecido como descritores: Economia digital; TDIC;
Ensino Superior. Conclusão: A economia digital e as TDIC são essenciais na sociedade atual,
transformando a forma como vivemos. A digitalização traz inovação e eficiência, mas também
desafios como segurança cibernética e desigualdade digital. Compreender sua importância e agir
com políticas adequadas é fundamental para aproveitar oportunidades e mitigar riscos. Investir em
infraestrutura, capacitação e regulamentação é crucial para uma economia digital inclusiva, segura e
ética
References
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Tecnologia nas universidades: realidade e desafios. Brasília, DF: CGEE, 2019. Disponível em: http://www.cgee.org.br/documents/10195/0/Tecnologia+nas+Universidades+-+Realidade+e+Desafios/80d9f7b8-08b1-4b69-bf6a-bf6e62b6d541. Acesso em: 23 mar. 2023.
CINTRA, Daniel Dunck et al. A Educação Matemática Crítica na formação inicial de professores como objeto de pesquisa. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e588111335872-e588111335872, 2022.
CLARK, David. The design philosophy of the DARPA Internet protocols., In Symposium proceedings on Communications architectures and protocols, p. 106-114. 2018.
CLARK, David. The design philosophy of the DARPA Internet protocols. In: SYMPOSIUM PROCEEDINGS ON COMMUNICATIONS ARCHITECTURES AND PROTOCOLS, p. 106-114, 1988.
CLERC, Anne; MARTIN, Daniel. L'étude collective d'une leçon, une démarche de formation pour développer et évaluer la construction des compétences professionnelles des futurs enseignants. Revue Internationale de Pédagogie de L’enseignement Supérieur, [S.L.], v. 27, n. 2, p. 1-28, 31 dez. 2011. Mensal. OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/ripes.514.
DALE, Edgar. Audiovisual methods in teaching. New York: Dryden Press, 1969.
DAMIANI, Ernesto; LYTRAS, Miltiadis; CUDRE-MAUROUX, Philippe. Guest Editorial: special issue on human-centered web science. World Wide Web, [S.L.], v. 13, n. 1-2, p. 1-2, 27 jan. 2010. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11280-009-0082-4.
DARLING-HAMMOND, Linda. Research on Teaching and Teacher Education and Its Influences on Policy and Practice. Educational Researcher, [S.L.], v. 45, n. 2, p. 83-91, mar. 2016. American Educational Research Association (AERA). http://dx.doi.org/10.3102/0013189x16639597.
DE ALMEIDA REIS, Leoncio José; CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Jogos eletrônicos e a busca da excitação. Movimento, v. 14, n. 3, p. 163-183, 2008.
DE FREITAS, Sara et al. Serious games and immersive environments for education. British Journal of Educational Technology, v. 49, n. 6, p. 1013-1016, 2018.
DE PAULA, Luiza Gonçalves et al. Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação em Instituições Federais de Ensino Superior: Construindo uma abordagem através de pesquisa-ação na Unirio. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management , v. 12, n. 2, pág. 351-370, 2015.
DE WIT, Hans; GACEL-ÁVILA, Jocelyne; KNOBEL, Marcelo. Estado da arte da internacionalização do ensino superior na América Latina. Revista de Educação Superior da América Latina ESAL , v. 2 P. 1-4, 2017.
DEDE, C. Comparing frameworks for 21st century skills. In: BELLANCA, J.; BRANDT, R. (Eds.). 21st century skills: Rethinking how students learn. Bloomington: Solution Tree Press, 2010, p. 51-76.
DE LIMA BEZERRA, Cristiane; DE JESUS LIMA, Daniela. Kahoot: uma ferramenta didático-pedagógica para o ensino de Educação Ambiental. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, 2020.
DEMETERCO, Jeferson e BRASIL, Paulo Roberto Alcântara. O mundo virtual como ferramenta interativa no ensino-aprendizagem colaborativo. 2004.
DEWEY, John. Vida e educação. 10. Ed. São Paulo; melhoramentos, 1989.
DIALLO, Pounthioun. Savoir-enseigner et approche constructiviste des apprentissages en formation initiale des maîtres : Les paramètres du développement professionnel dans les productions étudiantes des futurs enseignants Franco-Ontariens. Canadian Journal Of Educational Administration And Policy, [s. l], v. 02, n. 39, p. 01-18, 30 abr. 2005. Bimestral.
DILLENBOURG, Pierre. Collaborative learning: from theory to practice. In: SPECTOR, J. Michael et al. (Eds.). Handbook of research on educational communications and technology. 4th ed. New York: Springer, 2014. p. 43-55.
DOBOZY, E. et al. Colaboração entre professores e especialistas em tecnologia educacional para o desenvolvimento de ferramentas digitais: uma análise crítica. Revista de Educação Tecnológica, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2020.
DOS ANJOS, Alexandre Martins. Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Educação a distância: Ambientes virtuais de aprendizagem, p. 11-57, 2009.
DOS SANTOS, Edson de Oliveira et al. O uso da tecnologia em sala de aula para fins pedagógicos. Monumenta-Revista Científica Multidisciplinar, v. 1, n. 1, p. 106-118, 2020.
DOURADO, Dionisio; SANTOS, Maria José. Currículo e currículo integrado: teorias e concepções. Revista INTER EDUCA, v. 5, n. 1, p. 34-47, 2023.
DROUIN, Alexandre; MARQUIS, Julie. Utilisation d'une plateforme web de partage de contenu en formation universitaire : développement de l'interaction entre les étudiants. Revue internationale des technologies en pédagogie universitaire, v. 16, n. 1, p. 1-12, 2019.
DURÃES, Marina Nunes. Educação Técnica e Educação Tecnológica Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 03, p. 159-176, 10 fev. 2009. Bimestral.
FERREIRA, Adilson Rocha; ATAÍDE, Mayara Waleska Oliveira de; FRANCISCO, Deise Juliana. Tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFAL: o que pensam os docentes?. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2020.
FERREIRA, Maria de Fátima Aguiar. Gamificação e medalhas digitais. 2019. 212 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2019. Cap. 10.
FIGUEIREDO, L. et al. Dificuldades na operacionalização das ferramentas digitais: uma análise das percepções dos professores. Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação, v. 14, n. 3, p. 1-12, 2021.
FIGUEIREDO, L. S.; OLIVEIRA, E. C. Metodologias ativas no ensino superior: revisão integrativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 64-77, 2018.
FOSSILE FILHO, E.; GÓES, A. R. T. Uma proposta de utilização da realidade aumentada para o ensino da/com expressão gráfica. In: 2ª SEMANA DE ENSINO, FURLONG, J.; COCHRAN-SMITH, M.; BRENNAN, M. (Ed.). Policy and politics in teacher education: international perspectives. London: Routledge Taylor & Francis, 2009.
FREIRE, João Batista. A formação de professores para a educação física escolar: um olhar sobre a pesquisa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 2, p. 222-228, 2017.
GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; PÉREZ-REDONDO, Rebeca; RODRÍGUEZ-CONDE, María José. Motivación y aprendizaje en el uso de las TIC en el aula universitaria. Revista de Investigación Educativa, v. 35, p. 321-335, 2017.
GATTI, Bernardete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014.
GATTI, Bernardete Angelina. Novas competências dos professores e os desafios para a formação de docentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 19-37, 2015.
GEE, James Paul. Video games and learning. Phi Delta Kappan, v. 101, n. 8, p. 13-19, 2019.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª ed. Tradução do original em inglês intitulado Sociology. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. 832 p.
GIERE, R. N. Philosophy of science: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2021: características gerais dos moradores e dos domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.
INEP. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 22 mar. 2023.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). A ciência e a tecnologia como estratégia de desenvolvimento. Brasília, 11 jul. 2019. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35227&catid=1&Itemid=4>. Acesso em: 03 abr. 2023.
INTERNATIONAL SOCIETY FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION (ISTE). Essential Conditions: Necessary conditions to effectively leverage technology for learning. Eugene, 2017.
JANSEN, Raphaella Castro et al. Tecnologias educacionais no ensino da enfermagem durante a pandemia por Covid-19: revisão sistemática. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 95, n. 36, 2021.
JÉGOU, Gilles; LACHANCE, Lorraine. Qu'est-ce qui motive les étudiants à utiliser des technologies éducatives? Une étude de cas en enseignement supérieur. Revue internationale des technologies en pédagogie universitaire, v. 16, n. 2, p. 1-11, 2019.
JOHNSON, D. G.; WETMORE, J. M. Measuring the digital divide: A tale of two maps. Telecommunications Policy, v. 33, n. 10-11, p. 575-289, 2009.
KHECHINE, Hager; ZENATI-HAMMADI, Meriem; GARCIA-SANCHEZ, Francisco. A survey of artificial intelligence techniques employed for adaptive educational systems within e-learning platforms. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, v. 10, n. 12, p. 4581-4596, 2019.
KIM, D.; SOLOMON, M. G. The effects of organizational culture and ethical orientation on accountants' ethical judgments. Journal of Business Ethics, v. 107, n. 3, p. 357-369, 2012.
KIM, Y. K. et al. Aplicativos digitais: características e tendências. Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação, v. 11, n. 2, p. 1-10, 2019.
KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Fundamentos de realidade aumentada. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada, v., 1, p. 22-38, 2006.
KOEDINGER, Kenneth R.; CORBETT, Albert T.; PERFETTI, Charles. The Knowledge‐Learning‐Instruction framework: Bridging the science‐practice chasm to enhance robust student learning. Cognitive science, v. 36, n. 5, p. 757-798, 2012.
LACERDA,RTO; ENSSLIN, Leonardo; ROLIN ENSSLIN, Sandra. A performance measurement framework in portfolio managment: a constructivist case. Managment Decision, v. 49, n. 4, p. 648-668, 2011.
LAI, Chiu-Lin; HWANG, Gwo-Jen. A self-regulated flipped classroom approach to improving students’ learning performance in a mathematics course. Computers & Education, v. 100, p. 126-140, 2016.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEE, J. et al. Uso de vídeos na educação: contribuições e desafios. Revista de Tecnologia Educacional, v. 14, n. 2, p. 1-16, 2020.
LI, Xiangping; LIU, Xinyan. Research on the Application of VR Technology in Mathematics Teaching. Journal of Physics: Conference Series, v. 1808, n. 1, p. 012148, 2021. DOI: 10.1088/1742-6596/1808/1/012148.
LIANG, Jyh-Chong et al. The effects of augmented reality on physical education: A systematic review. British Journal of Educational Technology, v. 52, n. 3, p. 825-842, 2021.
LIMA, Elielson Magalhães. Et al. Robótica e o Ensino de Matemática: Construindo um semáforo simples em sala de aula. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 12, Vol. 18, pp. 67-77, Dezembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso:https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/construindo-um-semaforo, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/construindo-um-semaforo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Portuguesa Interdisciplinar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional